Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5477
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Guilherme Henrique Lopes-
dc.creatorSilva, Thays de Jesus-
dc.creatorCorrea, Irad Loura Evangelista-
dc.date.accessioned2025-10-17T13:18:31Z-
dc.date.available2025-10-17-
dc.date.available2025-10-17T13:18:31Z-
dc.date.issued2025-02-05-
dc.identifier.citationBRITO, Guilherme Henrique Lopes; SILVA, Thays de Jesus; CORREA, Irad Loura Evangelista. Alfabetização e letramento para adultos e idosos: proposta metodológica para aprendizagens alfabéticas iniciais. 2024. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Bacabal, Universidade Estadual do Maranhão, Bacabal - MA - Brasil, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5477pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5477-
dc.description.abstractThis proposal aims to propose methodological guidelines for initial alphabetic learning for adults and the elderly. The need to increase the number of literacy teachers and reduce the number of illiterate people who live on the margins of society is justified. To carry out the research, we opted for research with a qualitative approach and bibliographical research based on Freire (2000), Soares (1998), Ferreiro (1999). Through the results of the research, it is concluded that there is a need for reflection on the literacy practice of adults and the elderly, considering their previous knowledge and respecting the singularities of each one, instigating and motivating them through a problematizing practice that contemplate the textual diversity present in society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectApprenticeshippt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento para adultos e idosos: proposta metodológica para aprendizagens alfabéticas iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDBRITO, G. H. L.pt_BR
dc.creator.IDSILVA, T. J.pt_BR
dc.creator.IDEVANGELISTA, I. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1729390073217982pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rosangela Silva-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, R. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2256847546088663pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Luiz Paulo Brito-
dc.contributor.referee1IDROCHA, L. P. B.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8720405748367232pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Marcos Antonio Fernandes Vasconcelos de-
dc.contributor.referee2IDSOUZA, M. A. F. V.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0422323479976941pt_BR
dc.description.resumoEssa proposta tem por objetivo propor orientações metodológicas para aprendizagens alfabéticas iniciais de adultos e idosos. Justifica-se pela necessidade de estimular o aumento do número de alfabetizadores e diminuir o número de pessoas analfabetas que vivem à margem da sociedade. Fundamentados em estudos bibliográficos dos autores Freire (2000), Soares (1998), Ferreiro (1999) Vasconcelos(1999) com ênfase na qualitativa. Por meio dos resultados espera-se que essa proposta promova de reflexões e ações sobre a prática alfabetizadora de adultos e idosos levando em consideração os seus conhecimentos prévios e respeitando as singularidades de cada um; instigando-os e motivando-os a partir de uma prática problematizadora que contemple a diversidade textual presente na sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bacabalpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - GUILHERME BRITO - THAYS SILVA - IRAD CORREA - PEDAGOGIA LICENCIATURA - CESB UEMA 2024.pdfPDF A1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.