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Título: Educação do campo: desafios e perspectivas no processo de ensino-aprendizagem no 5° ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Santa Anastácia em São Luís Gonzaga - MA
Autor(es): Leite, Daniele Lira
Bezerra, Kaline de Jesus de Sousa
Orientador: Rocha, Luiz Paulo Brito
Membro da Banca: Silva, Vilmar Martins da
Membro da Banca: Oliveira, Rosangela Silva
Data do documento: 2025-02-05
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A Educação do Campo é uma modalidade educacional voltada para o contexto rural, valorizando culturas e identidades locais. Este trabalho buscou analisar os desafios e perspectivas no ensinoaprendizagem da Educação do Campo, abordando a qualidade do ensino e dificuldades como ausência de transporte adequado, material didático deficiente e formação insuficiente de professores. A pesquisa foi realizada na Unidade Escolar Santa Anastácia, no povoado Coheb, zona rural de São Luís Gonzaga do Maranhão-MA. O trabalho tem como objetivo analisar a Educação do Campo, considerando seus desafios e perspectivas em seu ensino-aprendizagem. Utilizou-se uma abordagem quantiqualitativa, composta por revisão bibliográfica e pesquisa de campo. Os referenciais teóricos foram ancorados nos conceitos de autores como Caldart (2003), Candau (2011) e Dayrell (1996), além de marcos legais como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 2024 e a Base Nacional Curricular (BNCC) de 2017. Os resultados indicam que o acesso à educação no campo é limitado por barreiras estruturais e logísticas, destacando a importância de políticas públicas que fortaleçam a equidade educacional e promovam o acesso à educação de qualidade. Enfatizou-se a necessidade de metodologias contextualizadas que considerem as especificidades das comunidades rurais, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, comunitário e cultural dos educandos.
Resumo: The Campo Education is an educational modality focused on rural contexts, valuing local cultures and identities. This study aimed to analyze the challenges and perspectives in the teaching-learning process within Campo Education, addressing the quality of education and difficulties such as inadequate transportation, insufficient teaching materials, and limited teacher training. The research was conducted at Unidade Escolar Santa Anastácia, located in the rural area of São Luís Gonzaga do Maranhão-MA. The study’s objective is to analyze Campo Education, considering its challenges and perspectives in teaching-learning. A quantitativequalitative approach was used, including bibliographic review and field research. The theoretical framework was grounded in the concepts of authors like Caldart (2003), Candau (2011), and Dayrell (1996), along with legal frameworks such as the 1988 Federal Constitution, the Law of Guidelines and Bases (LDB), and the National Curricular Base (BNCC). The results indicate that access to education in rural areas is limited by structural and logistical barriers, highlighting the importance of public policies that strengthen educational equity and promote access to quality education. It emphasizes the need for contextualized methodologies that consider the specificities of rural communities, contributing to the personal, community, and cultural development of learners.
Palavras-chave: Educação do Campo
Ensino
Aprendizagem
Zona rural
Rural Education
Teaching
Learning
Rural area
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CESB UEMA - Monografias

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