Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5471
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Daniele Lira-
dc.creatorBezerra, Kaline de Jesus de Sousa-
dc.date.accessioned2025-10-16T17:32:12Z-
dc.date.available2025-10-16-
dc.date.available2025-10-16T17:32:12Z-
dc.date.issued2025-02-05-
dc.identifier.citationLEITE, Daniele Lira; BEZERRA, Kaline de Jesus de Sousa. Educação do campo: desafios e perspectivas no processo de ensino-aprendizagem no 5° ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Santa Anastácia em São Luís Gonzaga - MA. 2024. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Bacabal, Universidade Estadual do Maranhão, Bacabal - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5471pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5471-
dc.description.abstractThe Campo Education is an educational modality focused on rural contexts, valuing local cultures and identities. This study aimed to analyze the challenges and perspectives in the teaching-learning process within Campo Education, addressing the quality of education and difficulties such as inadequate transportation, insufficient teaching materials, and limited teacher training. The research was conducted at Unidade Escolar Santa Anastácia, located in the rural area of São Luís Gonzaga do Maranhão-MA. The study’s objective is to analyze Campo Education, considering its challenges and perspectives in teaching-learning. A quantitativequalitative approach was used, including bibliographic review and field research. The theoretical framework was grounded in the concepts of authors like Caldart (2003), Candau (2011), and Dayrell (1996), along with legal frameworks such as the 1988 Federal Constitution, the Law of Guidelines and Bases (LDB), and the National Curricular Base (BNCC). The results indicate that access to education in rural areas is limited by structural and logistical barriers, highlighting the importance of public policies that strengthen educational equity and promote access to quality education. It emphasizes the need for contextualized methodologies that consider the specificities of rural communities, contributing to the personal, community, and cultural development of learners.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectZona ruralpt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectRural areapt_BR
dc.titleEducação do campo: desafios e perspectivas no processo de ensino-aprendizagem no 5° ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Santa Anastácia em São Luís Gonzaga - MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDLEITE, D. L.pt_BR
dc.creator.IDBEZERRA, K. J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2758325020500823pt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Luiz Paulo Brito-
dc.contributor.advisor1IDROCHA, L. P. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8720405748367232pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Vilmar Martins da-
dc.contributor.referee1IDSILVA, V. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4906541285596138pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Rosangela Silva-
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, R. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2256847546088663pt_BR
dc.description.resumoA Educação do Campo é uma modalidade educacional voltada para o contexto rural, valorizando culturas e identidades locais. Este trabalho buscou analisar os desafios e perspectivas no ensinoaprendizagem da Educação do Campo, abordando a qualidade do ensino e dificuldades como ausência de transporte adequado, material didático deficiente e formação insuficiente de professores. A pesquisa foi realizada na Unidade Escolar Santa Anastácia, no povoado Coheb, zona rural de São Luís Gonzaga do Maranhão-MA. O trabalho tem como objetivo analisar a Educação do Campo, considerando seus desafios e perspectivas em seu ensino-aprendizagem. Utilizou-se uma abordagem quantiqualitativa, composta por revisão bibliográfica e pesquisa de campo. Os referenciais teóricos foram ancorados nos conceitos de autores como Caldart (2003), Candau (2011) e Dayrell (1996), além de marcos legais como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 2024 e a Base Nacional Curricular (BNCC) de 2017. Os resultados indicam que o acesso à educação no campo é limitado por barreiras estruturais e logísticas, destacando a importância de políticas públicas que fortaleçam a equidade educacional e promovam o acesso à educação de qualidade. Enfatizou-se a necessidade de metodologias contextualizadas que considerem as especificidades das comunidades rurais, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, comunitário e cultural dos educandos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bacabalpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DANIELE L. LEITE - KALINE DE J. S. BEZERRA - PEDAGOGIA LICENCIATURA - CESB UEMA 2024.pdfPDF A1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.