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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5470
Título: | Relação família e escola na perspectiva da Educação Inclusiva |
Autor(es): | Santos, Ana Beatriz da Conceição |
Orientador: | Silva, Gioconda Soares de Araújo |
Data do documento: | 2025-01-05 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O documento aborda a importância da relação entre família e escola no contexto da educação inclusiva, destacando a necessidade de colaboração mútua para promover o desenvolvimento integral das crianças com deficiência. A família, como primeiro núcleo social da criança, desempenha um papel essencial na formação inicial de valores, habilidades e atitudes. Por sua vez, a escola é responsável por ampliar o horizonte social e cognitivo dos estudantes, oferecendo um ambiente de aprendizagem que valorize a diversidade. A educação inclusiva, fundamentada em leis como a Constituição Federal de 1988 e a Lei Brasileira de Inclusão (2015), busca garantir a igualdade de oportunidades educacionais para todos. No entanto, sua efetivação exige esforço conjunto entre escola e família, superando desafios como a falta de formação docente, infraestrutura inadequada e preconceitos sociais. A parceria entre essas duas instituições é vital para assegurar a adaptação curricular, o uso de tecnologias assistivas e o suporte emocional necessário para os alunos com deficiência. O texto também destaca a importância de um diálogo contínuo entre escola e família. Reuniões periódicas, comunicação transparente e a participação ativa dos pais em atividades escolares são práticas que fortalecem esse vínculo. Além disso, o apoio emocional e a capacitação das famílias são cruciais para que elas possam colaborar efetivamente no processo educativo. Ao promover a inclusão, a relação família-escola também beneficia a comunidade escolar como um todo, ao incentivar valores como empatia, cooperação e respeito às diferenças. Apesar dos desafios, exemplos de boas práticas mostram que é possível construir um ambiente inclusivo e transformador quando há compromisso e colaboração entre os envolvidos. Assim, a educação inclusiva representa não apenas um direito, mas uma oportunidade de construir uma sociedade mais justa e igualitária. |
Resumo: | The document addresses the importance of the relationship between family and school in the context of inclusive education, highlighting the need for mutual collaboration to promote the comprehensive development of children with disabilities. The family, as a child's first social nucleus, plays an essential role in the early formation of values, skills, and attitudes. In turn, the school is responsible for broadening students' social and cognitive horizons, offering a learning environment that values diversity. Inclusive education, based on laws such as the 1988 Federal Constitution and the Brazilian Inclusion Law (2015), seeks to guarantee equal educational opportunities for all. However, its implementation requires a joint effort between school and family, overcoming challenges such as lack of teacher training, inadequate infrastructure, and social prejudices. The partnership between these two institutions is vital to ensure curricular adaptation, the use of assistive technologies, and the necessary emotional support for students with disabilities. The text also highlights the importance of ongoing dialogue between school and family. Regular meetings, transparent communication, and active parental participation in school activities are practices that strengthen this bond. Furthermore, emotional support and empowerment for families are crucial for them to effectively collaborate in the educational process. By promoting inclusion, the family-school relationship also benefits the school community as a whole, encouraging values such as empathy, cooperation, and respect for differences. Despite the challenges, examples of good practices show that it is possible to build an inclusive and transformative environment when there is commitment and collaboration among those involved. Thus, inclusive education represents not only a right, but an opportunity to build a more just and egalitarian society. |
Palavras-chave: | Família Escola Educação inclusiva Inclusão Ensino Regular Family School Inclusive education Inclusion Regular Education |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CESB UEMA - Monografias |
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TCC - ANA BEATRIZ DA CONCEIÇÃO SANTOS - PEDAGOGIA LICENCIATURA - CESB UEMA 2024.pdf1.pdf | PDF A | 8.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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