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dc.creatorSantos, Ana Beatriz da Conceição-
dc.date.accessioned2025-10-15T21:50:47Z-
dc.date.available2025-10-15-
dc.date.available2025-10-15T21:50:47Z-
dc.date.issued2025-01-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Beatriz da Conceição. Relação família e escola na perspectiva da Educação Inclusiva. 2024. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Bacabal, Universidade Estadual do Maranhão, Bacabal - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5470pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5470-
dc.description.abstractThe document addresses the importance of the relationship between family and school in the context of inclusive education, highlighting the need for mutual collaboration to promote the comprehensive development of children with disabilities. The family, as a child's first social nucleus, plays an essential role in the early formation of values, skills, and attitudes. In turn, the school is responsible for broadening students' social and cognitive horizons, offering a learning environment that values ​​diversity. Inclusive education, based on laws such as the 1988 Federal Constitution and the Brazilian Inclusion Law (2015), seeks to guarantee equal educational opportunities for all. However, its implementation requires a joint effort between school and family, overcoming challenges such as lack of teacher training, inadequate infrastructure, and social prejudices. The partnership between these two institutions is vital to ensure curricular adaptation, the use of assistive technologies, and the necessary emotional support for students with disabilities. The text also highlights the importance of ongoing dialogue between school and family. Regular meetings, transparent communication, and active parental participation in school activities are practices that strengthen this bond. Furthermore, emotional support and empowerment for families are crucial for them to effectively collaborate in the educational process. By promoting inclusion, the family-school relationship also benefits the school community as a whole, encouraging values ​​such as empathy, cooperation, and respect for differences. Despite the challenges, examples of good practices show that it is possible to build an inclusive and transformative environment when there is commitment and collaboration among those involved. Thus, inclusive education represents not only a right, but an opportunity to build a more just and egalitarian society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEnsino Regularpt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectRegular Educationpt_BR
dc.titleRelação família e escola na perspectiva da Educação Inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSANTOS, A. B. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5891406018774343pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Gioconda Soares de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4371599209253353pt_BR
dc.description.resumoO documento aborda a importância da relação entre família e escola no contexto da educação inclusiva, destacando a necessidade de colaboração mútua para promover o desenvolvimento integral das crianças com deficiência. A família, como primeiro núcleo social da criança, desempenha um papel essencial na formação inicial de valores, habilidades e atitudes. Por sua vez, a escola é responsável por ampliar o horizonte social e cognitivo dos estudantes, oferecendo um ambiente de aprendizagem que valorize a diversidade. A educação inclusiva, fundamentada em leis como a Constituição Federal de 1988 e a Lei Brasileira de Inclusão (2015), busca garantir a igualdade de oportunidades educacionais para todos. No entanto, sua efetivação exige esforço conjunto entre escola e família, superando desafios como a falta de formação docente, infraestrutura inadequada e preconceitos sociais. A parceria entre essas duas instituições é vital para assegurar a adaptação curricular, o uso de tecnologias assistivas e o suporte emocional necessário para os alunos com deficiência. O texto também destaca a importância de um diálogo contínuo entre escola e família. Reuniões periódicas, comunicação transparente e a participação ativa dos pais em atividades escolares são práticas que fortalecem esse vínculo. Além disso, o apoio emocional e a capacitação das famílias são cruciais para que elas possam colaborar efetivamente no processo educativo. Ao promover a inclusão, a relação família-escola também beneficia a comunidade escolar como um todo, ao incentivar valores como empatia, cooperação e respeito às diferenças. Apesar dos desafios, exemplos de boas práticas mostram que é possível construir um ambiente inclusivo e transformador quando há compromisso e colaboração entre os envolvidos. Assim, a educação inclusiva representa não apenas um direito, mas uma oportunidade de construir uma sociedade mais justa e igualitária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bacabalpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CESB UEMA - Monografias

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