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dc.creatorSilva, Ana Lídia de Souza-
dc.date.accessioned2025-10-14T15:31:32Z-
dc.date.available2025-10-14-
dc.date.available2025-10-14T15:31:32Z-
dc.date.issued2025-07-15-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Lídia de Souza. Etnomatemática na educação básica: uma revisão sistemática das comunicações orais do 7º CBEM. 2025. 60 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5466pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5466-
dc.description.abstractThis study aims to conduct a systematic review of the oral communications presented in Thematic Axis 2: "Ethnomathematics in Basic Education" during the 7th National Congress of Ethnomathematics (CBEM). The research is characterized as qualitative, of a bibliographic nature, based on a systematic review methodology. Initially, a theoretical discussion about the Ethnomathematics Program is presented, highlighting its foundation, objectives, and its presence in the curricular guidelines of Basic Education, especially the National Common Curricular Base (BNCC), the Curriculum Document of the Maranhão Territory (DCTMA), and curricular proposals of São Luís/MA. Then, the methodological procedures used for the selection, analysis, and organization of the oral communications are described. The research results were organized into three axes: mapping the scientific productions found, identifying the mathematical knowledge objects addressed, and analyzing the pedagogical practices reported in the authors' experiences. The data reveal a diversity of mathematical knowledge objects explored - such as percentage and rule of three, fundamental operations of mathematics, fraction, linear function, geometric shapes, units of measurement, etc. - and pedagogical strategies that value cultural knowledge, local experiences, and the protagonism of students. It is concluded that Ethnomathematics constitutes a relevant pedagogical approach by promoting contextualized, inclusive, and meaningful teaching, reinforcing the connection between Mathematics, culture, and social reality in Basic Educationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectRevisão sistemática.pt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.subjectMathematics Teaching.pt_BR
dc.subjectPedagogical Practicespt_BR
dc.subjectSystematic Reviewpt_BR
dc.titleEtnomatemática na educação básica: uma revisão sistemática das comunicações orais do 7º CBEMpt_BR
dc.title.alternativeEthnomathematics in basic education: a systematic review of the oral communications of the 7th CBEMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Rayane de Jesus Santos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8080-3086pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9699495735241377pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa , Mauro Guterres-
dc.contributor.referee2Ramos , Laine Silva-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática das comunicações orais apresentadas no Eixo Temático 2: <Etnomatemática na Educação Básica=, durante o 7º Congresso Nacional de Etnomatemática (CBEM). A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de cunho bibliográfico, com base metodológica em uma revisão sistemática. Inicialmente, apresenta-se uma discussão teórica sobre o Programa Etnomatemática, destacando sua fundamentação, seus objetivos e sua presença nos orientadores curriculares da Educação Básica, em especial a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) e propostas curriculares de São Luís/MA. Em seguida, são descritos os procedimentos metodológicos utilizados para seleção, análise e organização das comunicações orais. Os resultados da pesquisa foram organizados em três eixos: mapeamento das produções científicas encontradas, identificação dos objetos de conhecimento matemático abordados e análise das práticas pedagógicas relatadas nas experiências dos autores. Os dados revelam que há uma diversidade de objetos de conhecimentos matemáticos explorados - como porcentagem e regra de três, operações fundamentais da matemática, fração, função afim, formas geométricas, unidades de medida, etc. - e de estratégias pedagógicas que valorizam os saberes culturais, as vivências locais e o protagonismo dos estudantes. Conclui-se que a Etnomatemática se constitui como uma abordagem pedagógica relevante, ao promover um ensino contextualizado, inclusivo e significativo, reforçando a articulação entre Matemática, cultura e realidade social na Educação Básicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
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