Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5458
Título: A Concepção de linguagem sociointeracionista e o processo ensino- aprendizagem: uma análise comparativa entre turmas de Ensino Médio em Zé Doca - MA
Título(s) alternativo(s): The Conception of Socio-Interactionist Language and the Teaching-Learning Process: A Comparative Analysis of High School Classes in Zé Doca - MA
Autor(es): Santos, Jéssica Tayrllinny Pereira dos
Andrade, Reis Hélio Veiga
Orientador: Pereira , Eliúde Costa
Membro da Banca: Tavares, Paula Francineti de Araujo
Membro da Banca: Ferreira , Lina Kelly Rodrigues
Data do documento: 2025-07-02
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A linguagem é um elemento central e dinâmico no meio social, sendo sua compreensão essencial para o desenvolvimento de práticas pedagógicas efetivas. Assim sendo, este trabalho trata da importância da concepção de linguagem sociointeracionista no processo ensino-aprendizagem, com o objetivo de propor práticas didáticas fundamentadas nessa abordagem para estudantes do Ensino Médio. Para tanto, realiza-se uma investigação em duas turmas do ensino médio para fazer uma análise comparativa de como os professores compreendem e aplicam essa concepção em suas práticas. O trabalho tem como embasamento teórico as valiosas contribuições de autores como: Vygotsky (2000, 2001), Bakhtin (2011), Bakhtin/Volochinov (2006/1929), Travaglia (1997), Geraldi (2011), Koch (2008, 2013), no que se refere à concepção de linguagem sociointeracionista, bem como, de Bronckart (2006), no que tange ao interacionismo sociodiscursivo. A pesquisa também enfatiza a relevância de explorar diferentes gêneros textuais/discursivos no ensino da Língua Materna, como forma de possibilitar aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para atuação no contexto social. A metodologia empregada inclui pesquisa descritiva, quanto aos objetivos, e pesquisa- ação, no que tange aos procedimentos, com uma abordagem qualitativa, envolvendo observação de aulas, aplicação de questionários e de uma sequência didática explorando o gênero textual crônica. Os resultados demonstram que a concepção sociointeracionista contribui significativamente para o desenvolvimento linguístico e comunicativo dos estudantes, capacitando-os a se tornarem cidadãos críticos e conscientes. O trabalho com a sequência didática revelou que os alunos desenvolveram uma compreensão mais aprofundada e diversificada dos objetos de estudo, além de fomentar a empatia e o respeito pelas diversas experiências sociais, evidenciando que práticas pedagógicas baseadas nessa abordagem são essenciais para uma educação mais inclusiva e participativa, em que os alunos desempenham um papel ativo na construção do conhecimento, aprimorando habilidades sociais e emocionais cruciais para o seu crescimento como cidadãos.
Resumo: Language is a central and dynamic element in the social environment, and its understanding is essential for effective development of pedagogical practices. Accordingly, this study treats the importance of the socio-interactionist conception of language in the teaching-learning process, intending to propose didactic practices based on this approach for high school students. To this end, an investigation was performed in two high school classes to conduct a comparative analysis of how teachers understand and apply this conception in their practices. The theoretical foundation of the study is supported by the valuable contributions of authors such as Vygotsky (2000, 2001), Bakhtin (2011), Bakhtin/Volochinov (2006/1929), Travaglia (1997), Geraldi (2011), Koch (2008, 2013), with regards to the socio-interactionist conception of language, as well as Bronckart (2006), in relation to sociodiscursive interactionism. The research also emphasizes the relevance of exploring different textual/discursive genres in the teaching of the first language, as a way to enable students to develop the skills and competencies necessary for social engagement. The methodology used includes descriptive research, in terms of objectives, and action research, in terms of procedures, with a qualitative approach involving classroom observation, application of questionnaires, and a didactic sequence exploring the textual genre of chronicles. The results demonstrate how the socio-interactionist conception significantly contributes to the linguistic and communicative development of students, empowering them to become critical and aware citizens. The work with the didactic sequence revealed that students developed a deeper and more diversified understanding of the objects of study, in addition to fostering empathy and respect for different social experiences, highlighting pedagogical practices based on this approach are essential for a more inclusive and participative education, where students play an active role in the construction of knowledge, enhancing crucial social and emotional skills for their growth as citizens
Palavras-chave: Concepções de linguagem
Concepção sociointeracionista
Gênero textual
Sequência didática
Ensino-aprendizagem
Conceptions of language
Socio-interactionist conception
Textual genre
Didactic sequence
Teaching-learning
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Zé Doca - UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.