Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5458
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Jéssica Tayrllinny Pereira dos | - |
dc.creator | Andrade, Reis Hélio Veiga | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-09T18:26:01Z | - |
dc.date.available | 2025-10-09 | - |
dc.date.available | 2025-10-09T18:26:01Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jéssica Tayrllinny Pereira dos. A Concepção de linguagem sociointeracionista e o processo ensino-aprendizagem: uma análise comparativa entre turmas de Ensino Médio em Zé Doca - MA. 2025. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Estudos Superiores de Zé Doca - MA - Brasil, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5458 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5458 | - |
dc.description.abstract | Language is a central and dynamic element in the social environment, and its understanding is essential for effective development of pedagogical practices. Accordingly, this study treats the importance of the socio-interactionist conception of language in the teaching-learning process, intending to propose didactic practices based on this approach for high school students. To this end, an investigation was performed in two high school classes to conduct a comparative analysis of how teachers understand and apply this conception in their practices. The theoretical foundation of the study is supported by the valuable contributions of authors such as Vygotsky (2000, 2001), Bakhtin (2011), Bakhtin/Volochinov (2006/1929), Travaglia (1997), Geraldi (2011), Koch (2008, 2013), with regards to the socio-interactionist conception of language, as well as Bronckart (2006), in relation to sociodiscursive interactionism. The research also emphasizes the relevance of exploring different textual/discursive genres in the teaching of the first language, as a way to enable students to develop the skills and competencies necessary for social engagement. The methodology used includes descriptive research, in terms of objectives, and action research, in terms of procedures, with a qualitative approach involving classroom observation, application of questionnaires, and a didactic sequence exploring the textual genre of chronicles. The results demonstrate how the socio-interactionist conception significantly contributes to the linguistic and communicative development of students, empowering them to become critical and aware citizens. The work with the didactic sequence revealed that students developed a deeper and more diversified understanding of the objects of study, in addition to fostering empathy and respect for different social experiences, highlighting pedagogical practices based on this approach are essential for a more inclusive and participative education, where students play an active role in the construction of knowledge, enhancing crucial social and emotional skills for their growth as citizens | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Concepções de linguagem | pt_BR |
dc.subject | Concepção sociointeracionista | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Conceptions of language | pt_BR |
dc.subject | Socio-interactionist conception | pt_BR |
dc.subject | Textual genre | pt_BR |
dc.subject | Didactic sequence | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning | pt_BR |
dc.title | A Concepção de linguagem sociointeracionista e o processo ensino- aprendizagem: uma análise comparativa entre turmas de Ensino Médio em Zé Doca - MA | pt_BR |
dc.title.alternative | The Conception of Socio-Interactionist Language and the Teaching-Learning Process: A Comparative Analysis of High School Classes in Zé Doca - MA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0925740763062098 | - |
dc.contributor.advisor1 | Pereira , Eliúde Costa | - |
dc.contributor.referee1 | Tavares, Paula Francineti de Araujo | - |
dc.contributor.referee2 | Ferreira , Lina Kelly Rodrigues | - |
dc.description.resumo | A linguagem é um elemento central e dinâmico no meio social, sendo sua compreensão essencial para o desenvolvimento de práticas pedagógicas efetivas. Assim sendo, este trabalho trata da importância da concepção de linguagem sociointeracionista no processo ensino-aprendizagem, com o objetivo de propor práticas didáticas fundamentadas nessa abordagem para estudantes do Ensino Médio. Para tanto, realiza-se uma investigação em duas turmas do ensino médio para fazer uma análise comparativa de como os professores compreendem e aplicam essa concepção em suas práticas. O trabalho tem como embasamento teórico as valiosas contribuições de autores como: Vygotsky (2000, 2001), Bakhtin (2011), Bakhtin/Volochinov (2006/1929), Travaglia (1997), Geraldi (2011), Koch (2008, 2013), no que se refere à concepção de linguagem sociointeracionista, bem como, de Bronckart (2006), no que tange ao interacionismo sociodiscursivo. A pesquisa também enfatiza a relevância de explorar diferentes gêneros textuais/discursivos no ensino da Língua Materna, como forma de possibilitar aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para atuação no contexto social. A metodologia empregada inclui pesquisa descritiva, quanto aos objetivos, e pesquisa- ação, no que tange aos procedimentos, com uma abordagem qualitativa, envolvendo observação de aulas, aplicação de questionários e de uma sequência didática explorando o gênero textual crônica. Os resultados demonstram que a concepção sociointeracionista contribui significativamente para o desenvolvimento linguístico e comunicativo dos estudantes, capacitando-os a se tornarem cidadãos críticos e conscientes. O trabalho com a sequência didática revelou que os alunos desenvolveram uma compreensão mais aprofundada e diversificada dos objetos de estudo, além de fomentar a empatia e o respeito pelas diversas experiências sociais, evidenciando que práticas pedagógicas baseadas nessa abordagem são essenciais para uma educação mais inclusiva e participativa, em que os alunos desempenham um papel ativo na construção do conhecimento, aprimorando habilidades sociais e emocionais cruciais para o seu crescimento como cidadãos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Zé Doca | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Zé Doca - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PROPOSTA PEDAGOGICA - JÉSSICA TAYRLLINNY PEREIRA DOS SANTOS REIS HÉLIO VEIGA ANDRADE - LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA - CES ZÉ DOCA 2025.pdf | PDF A | 893.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.