Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/544
Título: Efeito da temperatura sobre a conversão e o coeficiente global de taxa de reação na absorção de SO2 por calcário em reator de leito fluidizado
Autor(es): Costa, Manoel Carlos Diniz
Data do documento: 2000-11-20
Editor: USP
Resumo: Estudou-se o efeito da temperatura na conversão e no coeficiente global de taxa de reação no processo de absorção de SO2 por calcário em reator de leito fluidizado borbulhante atmosférico. O sistema experimental foi constituído por um reator de 160 mm de diâmetro interno e altura de 450 mm e seus periféricos. Os experimentos foram feitos com a introdução de calcário em batelada no leito, fluidizado com ar contendo uma concentração constante e uniforme SO2 e aquecido eletricamente. Utilizou-se granulometria estreita de calcário com diâmetros médios de 545 e 650 μm. A areia de quartzo que compunha o leito tinha diâmetro médio de 650 μm. Os experimentos foram realizados com bateladas de 50 g de calcário adicionadas ao leito durante o teste, com as demais condições mantidas constantes. As temperaturas utilizadas variaram de 700 a 958°C, a relação entre as velocidades de fluidização e de mínima fluidização foi mantida em 4/1, e fator de fluxo bolha/particulado em torno de 2,6. Os resultados mostraram que a conversão foi relativamente baixa, entre 1,2 e 10,9%, dependendo sobretudo da temperatura utilizada. O coeficiente global de taxa de reação aumentou com a temperatura, atingindo um valor máximo de 500 m/s a 881ºC e decrescendo a partir deste valor.
Palavras-chave: Absorção de enxofre
Calcários
Leito fluidizado
Sulfatação
Aparece nas coleções:MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert_Costa_ManoelCD (1).pdf30.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.