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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5446
Título: | A formação continuada de professores do atendimento educacional especializado (AEE) em escolas públicas de Caucaia - Ceará e a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
Título(s) alternativo(s): | Continuing education for teachers providing specialized educational services (AEE) in public schools in Caucaia, Ceará, and the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) |
Autor(es): | Terto, Rogéria Nadja Nascimento |
Orientador: | Jesus, Ivone das Dores de |
Membro da Banca: | Lima, Márcia Raika e Silva |
Membro da Banca: | Pessoa, Clauldeilson Pinheiro |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo analisar as contribuições da formação continuada dos professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A temática justifica-se pelos vários desafios enfrentados pelos professores do AEE na inclusão dos estudantes com TEA, bem como pela importância e pela necessidade de fomentar nas formações continuadas o aprofundamento de conhecimentos sobre esse transtorno e pelo crescimento desse público na rede pública de ensino de Caucaia. Para a realização da análise dos dados, adotamos os pressupostos da análise de conteúdo. De abordagem qualitativa, a pesquisa buscou suporte no estudo de caso, vivenciado em três escolas públicas da Rede Municipal de Ensino da cidade de Caucaia, Ceará. Os instrumentos de coleta de dados foram observações não participantes dos atendimentos em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e entrevistas semiestruturadas com três professoras do AEE atuantes no referido município. Os resultados apontam que a rede pública de ensino de Caucaia não tem ofertado formação continuada específica sobre o Autismo, sendo esse aspecto relatado por todas as professoras participantes da pesquisa. Essas docentes, ao longo de seus relatos, afirmaram sentir falta de formação continuada para esse transtorno, destacando que as formações que vivenciaram foram, muitas vezes, fruto de suas iniciativas próprias. Esse e outros fatores demonstram lacunas na formação continuada das professoras, aspecto também verificado na elaboração do Plano de Atendimento Educacional Especializado, bem como na necessidade de orientações para o uso de Comunicação Aumentativa e Alternativa, no aprofundamento de conhecimentos para conhecer melhor as particularidades de seus estudantes e na necessidade de um perfil articulador junto à comunidade escolar e às famílias. Por outro lado, foi ainda possível verificar que a formação continuada para o TEA, mesmo custeada pelas próprias professoras, tem proporcionado a sensibilidade em buscar ações que possam contribuir para a sua prática pedagógica e iniciativas de estratégias para os atendimentos na SRM. Diante disso, concluímos que a formação continuada sobre o TEA se faz imprescindível, considerando o crescimento de diagnósticos desse transtorno na referida rede de ensino e na atuação do AEE, pois esse é um serviço de extrema importância para promover a inclusão escolar e proporcionar melhorescondições de aprendizagem a esses estudantes na Rede Municipal de ensino da cidade de Caucaia, Ceará. |
Resumo: | This study aims to analyze the contributions of the continued training of Specialized Educational Assistance (AEE) teachers for the school inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The theme is justified by the challenges regarding the understanding of the specificities of students with autism by AEE teachers, the importance and need to encourage in continuing education the deepening of knowledge about ASD and the growth of this audience in the public education network from Caucaia. For data analysis, we adopted the assumptions of content analysis. With a qualitative approach, the research sought support in the case study, experienced in three public schools in the Municipal Education Network of Caucaia, Ceará. The data collection instruments were non-participating observations of services in Multifunctional Resource Rooms (SRM) and semi-structured interviews with three AEE teachers working in that municipality. For data analysis, we adopted the assumptions of content analysis. The results indicate that the public education network in Caucaia has not offered specific continuing education on Autism, and this aspect was reported by all teachers participating in the research. They, in their reports, stated that they felt a lack of continued training for this disorder, highlighting that the training they experienced was the result of their own initiatives. This and other factors demonstrate gaps in the continuing education of teachers, an aspect verified in the preparation of the Specialized Educational Service Plan, in the need for guidance on the use of Augmentative and Alternative Communication, in deepening knowledge to better understand the particularities of their students and in need for an articulating profile with the school community and families. On the other hand, it was verified that continued training for ASD, even paid for by the teachers themselves, has provided sensitivity in seeking actions that can contribute to their pedagogical practice and strategic initiatives for services in SRM. Thus, we conclude that continued training on ASD is essential, considering the growth in diagnoses of this disorder in the aforementioned education network and the performance of AEE, as this is an extremely important service to promote school inclusion and provide better conditions for learning for these students the Municipal Education Network of Caucaia, Ceará. |
Palavras-chave: | Formação continuada Atendimento educacional especializado Transtorno do espectro autista Educação especial inclusiva Continuing education Specialized educational services Autism spectrum disorder Inclusive education |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI - CECEN - Dissertações |
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