Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5436
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Erdinandia Silva de-
dc.date.accessioned2025-10-06T17:56:03Z-
dc.date.available2025-10-06-
dc.date.available2025-10-06T17:56:03Z-
dc.date.issued2025-07-04-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gramática discursivo-funcional e práticas de leitura: um estudo de caso no ensino médio. 2025. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) – Universidade Estadual do Maranhão, Campus São João dos Patos, 2025. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5436pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5436-
dc.description.abstractThe central question that guides this research is: how can Functional Discourse Grammar (FDG) contribute to a more functional reading among high school students? It is well known that reading is not just a passive activity, but rather a process of interaction between the reader and the text, where the reader interprets, questions and dialogues with the ideas presented, taking into account that reading is not only about deciphering words, but understanding the statement as a construction that reflects intentions. Therefore, this study aims to investigate how the application of FDG can favor more efficient, interactive and socially contextualized reading practices among high school students. To this end, we based ourselves on theorists such as Travaglia (2009), Solé (2024), Orlandi (2005) Bakhtin (2011), Neves (2019), among others. The research was carried out through a case study involving 10 (ten) participants, all high school students from the public school system. Data collection was carried out in three stages: application of a diagnostic test, implementation of intervention workshops based on the principles of the FDG, and a final test to assess the changes that occurred. Participant observation with recording in a research diary was used throughout the research. The results indicated that the FDG, when applied in a contextualized and dialogic manner, favors the development of a more critical, sensitive, and functional reading style, contributing to the formation of independent readers in high school. It is concluded that teaching the Portuguese language, centered on meaningful reading and writing practices, should be understood as a tool for citizenship, inclusion, and social transformation. And, in this context, grammar ceases to be an end in itself and becomes a means of understanding and intervening in the worldpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGramática Discursivo-Funcionalpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectPráticas de leiturapt_BR
dc.subjectDiscursive-Functional Grammarpt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectReading practicespt_BR
dc.titleGramática discursivo-funcional e práticas de leitura: um estudo de caso no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeDiscursive-functional grammar and reading practices: a case study in high schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2729335617016611pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Brígida Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1205041689938703pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Raimunda Francisca Carvalho Melo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2177840775914639pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira , Leticia Pereira de-
dc.description.resumoO questionamento central que guia esta pesquisa é: como a Gramática Discursivo-Funcional (GDF) pode contribuir para uma leitura mais funcional entre alunos do Ensino Médio? É notório que a leitura não é apenas uma atividade passiva, e sim um processo de interação entre o leitor e o texto, onde o leitor interpreta, questiona e dialoga com as ideias apresentadas, levando em consideração que ler não é somente decifrar palavras, mas compreender o enunciado como uma construção que reflete intenções. Por conseguinte, este estudo visa investigar como a aplicação da GDF pode favorecer práticas de leitura mais eficientes, interativas e socialmente contextualizadas entre alunos do Ensino Médio. Para tanto, fundamentamo-nos em teóricos como Travaglia (2009), Solé (2024), Orlandi (2005) Bakhtin (2011), Neves (2019), entre outros. A pesquisa se deu por meio de um estudo de caso envolvendo 10 (dez) participantes, todos alunos do Ensino Médio da rede pública. A coleta de dados ocorreu em três etapas: aplicação de um teste diagnóstico, realização de oficinas de intervenção com base nos princípios da GDF e um teste final para avaliar as mudanças ocorridas. Durante toda a pesquisa foi utilizada a observação participante com registro em diário de pesquisa. Os resultados indicam que a GDF favorece o desenvolvimento de uma leitura mais crítica, sensível e funcional, contribuindo para a formação de leitores autônomos no Ensino Médio. Conclui-se que o ensino da língua portuguesa, centrado em práticas significativas de leitura e escrita, deve ser compreendido como uma ferramenta de cidadania, de inclusão e de transformação social. E, nesse contexto, a gramática deixa de ser um fim em si mesma para se tornar um meio de compreender e intervir no mundopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São João dos Patospt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - São João dos Patos - UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.