Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5435
Título: Gramática tradicional x gramática contextualizada: uma análise comparativa a partir de compêndios
Título(s) alternativo(s): Traditional grammar vs. contextualized grammar: a comparative analysis based on textbooks
Autor(es): Sousa, Ana Katrine Alves de
Orientador: Costa, Brígida Barbosa
Membro da Banca: Paula , Raimunda Francisca Carvalho Melo de
Membro da Banca: Nolêto, Suanny Bruno
Data do documento: 2025-07-04
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Esta pesquisa propõe uma análise comparativa entre a gramática tradicional e a gramática contextualizada presentes em compêndios de gramática, com foco em como essas abordagens podem influenciar a aprendizagem dos estudantes e suas práticas linguísticas cotidianas. O problema central da pesquisa é identificar as diferenças significativas entre as abordagens tradicional e contextualizada adotadas em compêndios de gramática. O objetivo principal é investigar quais são as diferenças fundamentais entre as abordagens tradicional e contextualizada nos compêndios de gramática publicados entre os anos de 1988 e 2024, analisando suas contribuições para a potencialização do aprendizado da língua, com ênfase no desenvolvimento de habilidades comunicativas mais amplas. A metodologia adotada para esta pesquisa é a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016), com abordagem qualitativa, fundamentada nas teorias linguísticas de autores renomados, como Travaglia (2009), Antunes (2014), Possenti (2012), entre outros. As abordagens discutidas tem suas especificidades, mas um trabalho articulado entre as duas abordagens gramaticais pode permitir aos estudantes não só dominar as regras da língua, mas também compreender a língua em situações reais de comunicação, o que amplia sua competência linguística e comunicativa podendo favorecer a compreensão e a produção de textos orais e escritos. Assim, a gramática, longe de ser um fim em si mesma, pode ser um meio de tornar o aprendizado mais significativo, aplicável e relevante para a realidade dos alunos, sendo apresentada como uma ferramenta essencial para a compreensão e uso efetivo da língua
Resumo: This research proposes a comparative analysis between traditional grammar and contextualized grammar in grammar textbooks, focusing on how these approaches can influence students' learning and everyday language practices. The central problem of the research is to identify the significant differences between the traditional and contextualized approaches adopted in grammar compendia. The primary objective is to investigate the fundamental differences between the conventional and contextualized approaches in grammar compendia published between 1988 and 2024, analyzing their contributions to enhancing language learning with a focus on developing broader communicative skills. The methodology adopted for this research is the content analysis proposed by Bardin (2016), which employs a qualitative approach based on the linguistic theories of renowned authors such as Travaglia (2009), Antunes (2014), Possenti (2012), among others. The approaches discussed have their specificities, but working in conjunction with the two grammatical approaches can enable students not only to master the rules of the language but also to understand the language in real situations of communication, which expands their linguistic and communicative competence and can favor the comprehension and production of oral and written texts. Thus, grammar, far from being an end in itself, can be a means of making learning more meaningful, applicable, and relevant to students' reality, being presented as an essential tool for understanding and using language effectively
Palavras-chave: Gramática
Abordagem tradicional
Abordagem contextualizada
Compêndio
Grammar
Contextualized approach
Traditional approach
Compendium
Aparece nas coleções:Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - São João dos Patos - UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.