Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5430
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Lycaena Emmanuely Lopes-
dc.date.accessioned2025-10-03T17:51:30Z-
dc.date.available2025-10-03-
dc.date.available2025-10-03T17:51:30Z-
dc.date.issued2025-07-16-
dc.identifier.citationSOARES, Lycaena Emmanuely Lopes. O Laboratório Como Recurso Pedagógico Para O Ensino De Geometria No Ensino Médio. 2025. 35f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5430pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5430-
dc.description.abstractThe development of mathematical learning begins through the relationship of mathematical objects with the world and concrete materials. Therefore, the Mathematics Teaching Laboratory (MTL) is a place that will promote mathematical learning through this relationship. Thus, this research seeks to understand the teaching of geometry in the LEM environment based on the scientific communications of the National Meetings on Mathematics Education Annals. Thus, based on this recognition, we intend to encourage the use of the learning environment provided by MTL in the teaching-learning processes of mathematics. As the main results, we highlight that MTL encourages high school students to develop activities using concrete and manipulable materials that allow them to review, know and deepen characteristics of knowledge objects related to plane geometry. Developing interest in the study of mathematics through the relationship that can be established with the social context to which this student belongspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLEMpt_BR
dc.subjectGeometria Planapt_BR
dc.subjectEstado do Conhecimentopt_BR
dc.subjectMTL.pt_BR
dc.subjectPlane geometry.pt_BR
dc.subjectState of knowledgept_BR
dc.titleO laboratório como recurso pedagógico para o ensino de geometria no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe laboratory as a pedagogical resource for teaching geometry in high schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6947746511313669pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Gilberto Penha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3799193644020096pt_BR
dc.contributor.referee1Torres, Maria Da Conceição Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0776262283279696pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Carlindo Lisboa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6444764198621493pt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento da aprendizagem matemática se inicia através da relação do objeto matemático com o mundo e os materiais concretos. Em vista disso, o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) é um local que promoverá tal aprendizagem por meio dessa relação. Dessa forma, a presente pesquisa busca compreender o ensino da geometria no ambiente do LEM a partir das comunicações científicas dos Anais dos Encontros Nacionais de Educação Matemática. Assim intencionamos a partir desse reconhecimento incentivar o uso do ambiente de aprendizagem proporcionado pelo LEM nos processos de ensino-aprendizagem da matemática. Como principais resultados destacamos que o LEM estimula os alunos do ensino médio a desenvolverem atividades com o uso de materiais concretos e manipuláveis que proporcionam rever, conhecer e aprofundar características de objetos de conhecimento relacionados à geometria plana, desenvolvendo interesse pelo estudo da matemática através da relação que pode ser estabelecida com o contexto social ao qual este aluno pertencept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC – LYCAENA EMMANUELY LOPES SOARES – LIC. EM MATEMÁTICA – CECEN UEMA 2025.pdfPDF A1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.