Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Emerson Mendonça-
dc.date.accessioned2025-10-03T17:36:16Z-
dc.date.available2025-10-03-
dc.date.available2025-10-03T17:36:16Z-
dc.date.issued2025-07-16-
dc.identifier.citationSLIMA, Emerson Mendonça. Uma proposta pedagógica com modelagem matemática para o ensino de funções no Ensino Médio. 2025. 47f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5428pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5428-
dc.description.abstractThis paper presents a pedagogical proposal for teaching functions in high school, using mathematical modeling as a central methodology. Based on a theoretical review, I discuss the foundations, importance, and historical development of mathematical modeling in Brazilian education, drawing on authors who advocate for a contextualized and meaningful pedagogical practice. The didactic proposal was structured in three lessons and implemented in a classroom setting with Educação de Jovens e Adultos (EJA) classes, aiming to bring mathematical content closer to the students9 realities. I sought to promote teaching that was more critical, participatory, and connected to students9 experiences, fostering the understanding of concepts through real-world problem-solving. The research adopted a qualitative approach, including a bibliographical survey and the development of a teaching sequence based on mathematical modeling. The lessons were planned based on curricular guidelines, such as the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), and guided by theoretical frameworks that value active learning and student empowerment. The classroom experience demonstrated the potential of modeling as a strategy to make teaching functions more accessible, engaging, and relevant for EJA studentspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectFunçõespt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectModelingpt_BR
dc.subjectFunctionspt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.titleUma proposta pedagógica com modelagem matemática para o ensino de funções no Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeA pedagogical proposal with mathematical modeling for teaching functions in high schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6947746511313669pt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Carlindo Lisboa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6444764198621493pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Fernando Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7416884302435762pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves , Raimundo Merval Morais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9739736435392509pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta pedagógica para o ensino de funções no Ensino Médio, utilizando a modelagem matemática como metodologia central. A partir de uma revisão teórica, discuto os fundamentos, a importância e o desenvolvimento histórico da modelagem matemática na educação brasileira, com base em autores que defendem uma prática pedagógica contextualizada e signi昀椀cativa. A proposta didática foi estruturada em três aulas e aplicada em sala com turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de aproximar os conteúdos matemáticos da realidade dos estudantes. Busquei promover um ensino mais crítico, participativo e conectado às vivências dos alunos, favorecendo a compreensão dos conceitos por meio da resolução de problemas reais. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com levantamento bibliográ昀椀co e construção de uma sequência didática fundamentada na modelagem matemática. As aulas foram planejadas com base em diretrizes curriculares, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e orientadas por referenciais teóricos que valorizam a aprendizagem ativa e o protagonismo discente. A experiência em sala demonstrou o potencial da modelagem como estratégia para tornar o ensino de funções mais acessível, envolvente e relevante para os estudantes da EJApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Proposta Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC – EMERSON MENDONÇA LIMA – LIC. EM MATEMÁTICA – CECEN UEMA 2025.pdfPDF A362.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.