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Título: As primeiras letras nos sertões maranhenses: 1824 – 1841
Autor(es): Orlanda, Wild Muller dos Santos Lima
Data do documento: 2016-08-31
Editor: UEMA
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a criação e posterior funcionamento das escolas de primeiras letras nos sertões maranhenses, no período entre 1824 e 1841. Para tanto, explora a polissemia que existe no conceito de sertão, para então delinear este espaço como um lugar distante do ponto de vista geográfico, político e administrativo. Em seguida, apresenta os caminhos percorridos para se chegar a esses sertões no Oitocentos. Com o espaço-tempo delimitado, propõe uma discussão historiográfica com obras de referência para a historiografia brasileira e maranhense e explora o seguinte conjunto de documentos: Atas e Livro de Ordens do Conselho do Governo da Província do Maranhão; Índice dos Anais do Conselho da Presidência (incluindo-se Conselho Geral e Assembleia Provincial); Leis e Resoluções da Assembleia Legislativa Provincial; e Ofícios de diversos professores ao presidente da província. Para além de acompanhar as medidas tomadas em direção a um “processo de escolarização” da região, aborda o papel desempenhado pelos sujeitos da ação educativa, professores e alunos, e evidencia seu papel nesse processo
Palavras-chave: Educação
História
Sertão
Maranhão
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

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