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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/539
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Joseane Maia Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-01T23:36:57Z | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-01T23:39:04Z | - |
dc.date.available | 2019-02-01T23:36:57Z | - |
dc.date.available | 2019-02-01T23:39:04Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/539 | - |
dc.description | 300 f.Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literatura de Língua e Ciencias Humanas) - Universidade de São Paulo,São Paulo,2010.Orientador: Profa. Dra. Maria Lúcia Pimentel de Sampaio Gomes. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese objetiva a recolha de narrativas orais em comunidades rurais remanescentes de quilombola, em 2008, no município de Caxias-Maranhão, e análise do sentido estético, ético, bem como a função social desses enredos. Marcadas pela luta do direito à posse da terra, todas as atividades culturais aí desenvolvidas, como a dança do baião, a festa do Divino e a contação de estórias, fortalecem a identidade étnica, o passado de exploração, o sentimento de pertencimento e as ações reivindicatórias por serviços públicos que lhes garantam vida digna. O confronto dessas narrativas orais com as narrativas escritas, divulgadas por folcloristas brasileiros, a partir da segunda metade do século XIX, mostra que as temáticas, profundamente humanas, estão relacionadas com valores, crenças, sonhos, desejos e comportamentos regidos por uma moral relativa, revelando, pois, o mundo de quem narra e a atualidade dos enredos. A variedade de contos (de encantamento, de exemplo, de animais, facécias, demônio logrado, adivinhação etc.), além de mitos, lendas e causos comprova que o motor da tradição oral é a inovação, pela incorporação do elemento local e articulação com os anseios das comunidades onde circulam que são: a busca do conhecimento, a realização amorosa, financeira, o tradicional embate entre o velho e o novo, entre o fraco e o forte, entre o bem e o mal. Veiculada numa linguagem simbólica e exercendo função essencialmente lúdica, a literatura popular sintoniza-se com o viver. Isso justifica sua cooptação pela literatura infanto-juvenil, uma vez que, ao lidar com a subjetividade, conflitos e ambigüidades, apresenta alto nível de comunicabilidade com a infância. é o que comprovamos através da história da literatura brasileira voltada para crianças e jovens, cujo viés nacionalista das primeiras publicações avança para o realismo maravilhoso de Monteiro Lobato e, na atualidade, reconhecida em âmbito mundial, mantém-se no patamar de arte como deve ser toda literatura comprometida com a formação da infância e a juventude de cada país. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | usp | pt_BR |
dc.subject | Narrativas orais | pt_BR |
dc.subject | Narrativas escritas | pt_BR |
dc.subject | Comunidades quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Literatura infanto-juvenil | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.title | Tecendo estórias das comunidades remanescentes de quilombolas aqui e acolá | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
dc.identifier.cdu | T 821.134.3(81)-3(=414=45) | - |
Aparece nas coleções: | DOUTORADO EM ESTUDOS COMPARADOS DE LITERATURA DA LÍNGUA PORTUGUESA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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