Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5387
Título: A formação docente para a inclusão de estudantes surdos no ambiente escolar no município de Matias Olímpio - PI
Título(s) alternativo(s): Teacher training for the inclusion of deaf students in the school environment in the municipality of Matias Olímpio - PI
Autor(es): Santos, Vera Lucia Oliveira dos
Orientador: Serra, Deuzimar Costa
Membro da Banca: Jesus, Ivone das Dores de
Membro da Banca: Pessoa, Claudeilson Pinheiro
Data do documento: 2025-01-23
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: ambiente escolar no município de Matias Olímpio-PI=, e visa analisar como ocorre o processo formativo de docentes na perspectiva da educação inclusiva de estudantes surdos no ambiente escolar no município de Matias Olímpio-PI. E com isso, compreender questões inerentes ao processo formativo de docentes para o desenvolvimento de um trabalho na perspectiva da inclusão de estudantes surdos no ambiente escolar municipal, desvelando aspectos determinantes de uma educação inclusiva, condição indispensável para uma formação voltada para a cidadania. A fundamentação deste estudo ancora-se em documentos oficiais e teóricos que colaboram com a temática, além disso aborda conceitos de educação inclusiva, prática educativa de sujeitos surdos, políticas educacionais que contemple uma educação inclusiva e de qualidade ofertada aos sujeitos surdos no ambiente escolar. Nessa perspectiva, a pesquisa contempla a abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, considerando a necessidade de compreender como os docentes se posicionam na sua atividade e o que pensam a respeito do trabalho que realizam. Nesse contexto, o lócus da pesquisa é uma escola da rede municipal de Matias Olímpio3PI, cuja turma foi o sétimo ano do Ensino Fundamental 3 Anos finais, onde há a presença de dois estudantes surdos. Sendo assim, os participantes foram os docentes que atuam na turma do sétimo ano das diferentes disciplinas. A metodologia utilizada para construção dos resultados e discussões foi a análise de conteúdo de Bardin, acrescido da construção do estado arte para melhor discernimento da discussão sobre a temática. Além disso, os resultados foram construídos por meio de informações colhidas a partir de um período de observação, bem como a análise das respostas emitidas por oito sujeitos, os quais responderam a dez perguntas. Ademais, acredita-se que a investigação apontou uma visão crítica de como ocorre a inclusão de estudantes surdos no espaço escolar no município sede da pesquisa. Por conseguinte, ao analisar os resultados obtidos por meio da observação e questionário aberto, considerou-se que os docentes apresentam uma boa compreensão sobre alguns temas como a legislação brasileira, educação inclusiva, formação docente, planejamento e adaptações curriculares para estudantes surdos, trabalho colaborativo, noções sobre metodologias adequadas para inclusão desses estudantes no ambiente escolar. Além disso, foram visualizados também muitos desafios enfrentados pelos docentes de diferentes ordens, que vão desde a existência de uma política de formação continuada na área da surdez a aspectos como a interação entre os estudantes surdos e a comunidade escolar. Para a culminância da pesquisa, foi construído um recurso educacional no formato de cartilha, contendo uma formação voltada para apontar direções aos docentes no processo inclusivo desses sujeitos que atuam na inclusão de estudantes surdos no ambiente escolar por meio de práticas inovadoras
Resumo: This research deals with the theme <Teacher training for the inclusion of deaf students in the school environment in the municipality of Matias Olímpio-PI= and aims to analyze how the teacher training process occurs from the perspective of inclusive education for deaf students in the school environment in the municipality of Matias Olímpio-PI. And with this, to understand issues inherent to the teacher training process for the development of work from the perspective of the inclusion of deaf students in the municipal school environment, revealing determining aspects of an inclusive education, an indispensable condition for training focused on citizenship. The foundation of this study is anchored in official and theoretical documents that collaborate with the theme, in addition to addressing concepts of inclusive education, educational practice of deaf subjects, educational policies that contemplate an inclusive and quality education offered to deaf subjects in the school environment. From this perspective, the research contemplates the qualitative approach, using bibliographic, documentary and field research, considering the need to understand how teachers position themselves in their activity and what they think about the work they perform. In this context, the research locus is a school in the municipal network of Matias Olímpio-PI, whose class was the seventh grade of elementary school, final years, where there are two deaf students. Therefore, the participants were the teachers who work in the seventh grade class of different subjects. The methodology used to construct the results and discuss them was Bardin's content analysis, added to the construction of the state of the art to better discern the discussion on the theme. In addition, the results were constructed through information collected from a period of observation, as well as the analysis of the answers given by eight subjects, who answered ten questions. Furthermore, it is believed that the investigation pointed out a critical view of how the inclusion of deaf students in the school space in the municipality where the research was conducted. Therefore, when analyzing the results obtained through observation and open questionnaire, it was considered that teachers have a good understanding of some topics such as Brazilian legislation, inclusive education, teacher training, planning and curricular adaptations for deaf students, collaborative work, and notions about appropriate methodologies for the inclusion of deaf students in the school environment. In addition, many challenges faced by teachers of different types were also observed, ranging from the existence of a policy of continuing education in the area of deafness to aspects such as the interaction between deaf students and the school community. To culminate the research, an educational resource was created in the form of a booklet containing training aimed at pointing out directions for teachers in the inclusive process, of those subjects who work on the inclusion of deaf students in the school environment through innovative practices
Palavras-chave: Formação Docente
Educação Inclusiva
Ambiente Escolar
Surdez
Estudantes Surdos
Teacher Training
Inclusive Education
School Environment
Deafness
Deaf Students
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - VERA LUCIA OLIVEIRA DOS SANTOS - EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM REDE PROFEI 2025.pdfPDF A1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.