Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5386
Título: | Educação matemática para alunos surdos: um estudo realizado na Rede Municipal de Educação de Balsas - MA |
Título(s) alternativo(s): | Mathematics education for deaf students: a study conducted in the Municipal Education Network of Balsas - MA |
Autor(es): | Araújo, Daniel Rodrigues Borges de |
Orientador: | Barroso, Rennan Alberto dos Santos |
Membro da Banca: | Sousa, Antonio Nilson Laurindo de |
Membro da Banca: | Alves, Lourimara Farias Barros |
Data do documento: | 2024-03-07 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho discorre sobre a educação de surdos, apresentando uma trajetória marcada por desafios e conquistas, desde os primórdios da sociedade com princípios excludentes até os dias atuais na busca por inclusão, nos revelando ser um tema complexo e ainda pouco estudado. No campo da Educação Matemática, existem muitos desafios a serem enfrentados como barreiras linguísticas e falta de materiais acessíveis. Esse trabalho analisa o processo de ensino de Matemática para alunos surdos na Rede Municipal de Educação da cidade de Balsas - MA, por meio de uma abordagem qualitativa e da pesquisa de campo para coleta de dados, tendo como fundamentação principal o trabalho de Costa (2013), juntamente com Borges (2013), Miranda e Miranda (2011), Costa e Silveira (2014) e Nascimento (2019). Com base nos resultados obtidos, percebemos que a educação de surdos no município enfrenta alguns desafios como a falta de conhecimento dos professores sobre a Libras e a ausência de intérpretes nas salas de aula, evidenciando a necessidade de investimentos, desde a formação continuada de professores para o trabalho com alunos surdos, a aquisição de profissionais capacitados e materiais adaptados para o trabalho com pessoas surdas. |
Resumo: | This work discusses the education of the deaf, presenting a trajectory marked by challenges and achievements, from the beginnings of society with exclusionary principles to the present day in the quest for inclusion, revealing it to be a complex subject that has still been little studied. In the field of Mathematics Education, there are many challenges to be faced, such as language barriers and a lack of accessible materials. This work analyzes the process of teaching Mathematics to deaf students in the Municipal Education Network of the city of Balsas - MA, through a qualitative approach and field research for data collection, based on the work from Costa (2013), together with Borges (2013), Miranda and Miranda (2011), Costa and Silveira (2014) and Nascimento (2019). Based on the results obtained, we realized that deaf education in the municipality faces some challenges such as teachers' lack of knowledge about Libras and the absence of interpreters in classrooms, highlighting the need for investments, from continuing teacher training to work with deaf students, the acquisition of trained professionals and materials adapted to work with deaf people |
Palavras-chave: | Educação matemática Ensino de matemática Alunos surdos Mathematics education Mathematics teaching Deaf students |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Matemática - CAMPUS Balsas UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - DANIEL RODRIGUES BORGES DE ARAUJO - LIC. EM MATEMÁTICA - CAMPUS Balsas UEMA 2024.pdf | PDF A | 8.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.