Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5386
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Daniel Rodrigues Borges de-
dc.date.accessioned2025-09-12T17:26:46Z-
dc.date.available2025-09-12-
dc.date.available2025-09-12T17:26:46Z-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.identifier.citationARAÚJO, Daniel Rodrigues Borges de. Educação matemática para alunos surdos: um estudo realizado na Rede Municipal de Educação de Balsas - MA.. 2024. 51f. Monografia (Curso de Licenciatura em Matemática) - Centro de Estudos Superiores de Balsas, Universidade Estadual do Maranhão - Balsas - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5386pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5386-
dc.description.abstractThis work discusses the education of the deaf, presenting a trajectory marked by challenges and achievements, from the beginnings of society with exclusionary principles to the present day in the quest for inclusion, revealing it to be a complex subject that has still been little studied. In the field of Mathematics Education, there are many challenges to be faced, such as language barriers and a lack of accessible materials. This work analyzes the process of teaching Mathematics to deaf students in the Municipal Education Network of the city of Balsas - MA, through a qualitative approach and field research for data collection, based on the work from Costa (2013), together with Borges (2013), Miranda and Miranda (2011), Costa and Silveira (2014) and Nascimento (2019). Based on the results obtained, we realized that deaf education in the municipality faces some challenges such as teachers' lack of knowledge about Libras and the absence of interpreters in classrooms, highlighting the need for investments, from continuing teacher training to work with deaf students, the acquisition of trained professionals and materials adapted to work with deaf peoplept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectDeaf studentspt_BR
dc.titleEducação matemática para alunos surdos: um estudo realizado na Rede Municipal de Educação de Balsas - MApt_BR
dc.title.alternativeMathematics education for deaf students: a study conducted in the Municipal Education Network of Balsas - MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9097951726239320pt_BR
dc.contributor.advisor1Barroso, Rennan Alberto dos Santos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4270-5642pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5671061928484591pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Antonio Nilson Laurindo de-
dc.contributor.referee2Alves, Lourimara Farias Barros-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0257-1363pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6918941118151654pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discorre sobre a educação de surdos, apresentando uma trajetória marcada por desafios e conquistas, desde os primórdios da sociedade com princípios excludentes até os dias atuais na busca por inclusão, nos revelando ser um tema complexo e ainda pouco estudado. No campo da Educação Matemática, existem muitos desafios a serem enfrentados como barreiras linguísticas e falta de materiais acessíveis. Esse trabalho analisa o processo de ensino de Matemática para alunos surdos na Rede Municipal de Educação da cidade de Balsas - MA, por meio de uma abordagem qualitativa e da pesquisa de campo para coleta de dados, tendo como fundamentação principal o trabalho de Costa (2013), juntamente com Borges (2013), Miranda e Miranda (2011), Costa e Silveira (2014) e Nascimento (2019). Com base nos resultados obtidos, percebemos que a educação de surdos no município enfrenta alguns desafios como a falta de conhecimento dos professores sobre a Libras e a ausência de intérpretes nas salas de aula, evidenciando a necessidade de investimentos, desde a formação continuada de professores para o trabalho com alunos surdos, a aquisição de profissionais capacitados e materiais adaptados para o trabalho com pessoas surdas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Balsaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CAMPUS Balsas UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DANIEL RODRIGUES BORGES DE ARAUJO - LIC. EM MATEMÁTICA - CAMPUS Balsas UEMA 2024.pdfPDF A8.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.