Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5385
Título: | Práticas experimentais na produção de bioplásticos no ensino de química: reflexões sobre sustentabilidade e meio ambiente |
Título(s) alternativo(s): | Experimental practices in the production of bioplastics in chemistry education: reflections on sustainability and the environment |
Autor(es): | Silva, Jhonnatan Ferreira da |
Orientador: | Santos, Alan Jhones da Silva |
Membro da Banca: | Dias, Vera Lúcia Neves |
Membro da Banca: | Porto, Maria José Fernandes |
Data do documento: | 2025-07-17 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso (TCC) propôs uma abordagem diferente no ensino de Química, por meio da produção experimental de bioplásticos, com foco na educação ambiental e na sustentabilidade. Os plásticos (polímeros sintéticos) são amplamente utilizados em nosso dia a dia, sendo por vezes um problema na questão ambiental, devido ao seu uso exagerado e descarte incorreto. Deste modo, esta pesquisa teve por objetivo propor a produção de bioplásticos através de atividades experimentais investigativas. A pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória e foi desenvolvida com estudantes da 3ª série do ensino médio do Centro Educa Mais Maria José Aragão, em São Luís - MA, e integrou atividades teóricas e práticas sobre polímeros naturais e sintéticos. Através de aulas expositivas e experimentais, os alunos produziram bioplásticos a partir de batata inglesa e de amido de milho industrializado, aplicando conceitos científicos de forma contextualizada. Foram também realizados testes de biodegradação em diferentes ambientes (água, areia e solo), que demonstraram a viabilidade ecológica dos bioplásticos. Os resultados evidenciaram o potencial pedagógico da proposta, promovendo o protagonismo estudantil, a conscientização ambiental e o desenvolvimento de práticas sustentáveis no contexto escolar. A iniciativa reafirma o papel da escola na formação de cidadãos críticos e comprometidos com a preservação do meio ambiente |
Resumo: | This final course work (TCC) proposed a different approach to teaching Chemistry through the experimental production of bioplastics, focusing on environmental education and sustainability. Plastics (synthetic polymers) are widely used in daily life but often pose environmental problems due to excessive use and improper disposal. Thus, this research aimed to propose the production of bioplastics through investigative experimental activities. The study is qualitative and exploratory in nature and was developed with high school seniors (3rd year) at Centro Educa Mais Maria José Aragão in São Luís, Maranhão, Brazil. It integrated theoretical and practical activities on natural and synthetic polymers. Through lectures and hands-on experiments, students produced bioplastics using potato and industrialized corn starch, applying scientific concepts in a contextualized manner. Biodegradation tests were also conducted in different environments (water, sand, and soil), demonstrating the ecological viability of the bioplastics. The results highlighted the pedagogical potential of the approach, fostering student engagement, environmental awareness, and the development of sustainable practices in the school context. The initiative reaffirms the role of schools in shaping critical citizens committed to environmental preservation |
Palavras-chave: | Ensino de química Bioplástico Sustentabilidade Teaching chemistry Bioplastics Sustainability |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Química - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - JHONNATAN FERREIRA DA SILVA - QUÍMICA LIC. CECEN UEMA 2025.pdf | PDF A | 834.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.