Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jhonnatan Ferreira da-
dc.date.accessioned2025-09-12T17:02:16Z-
dc.date.available2025-09-12-
dc.date.available2025-09-12T17:02:16Z-
dc.date.issued2025-07-17-
dc.identifier.citationSILVA, Jhonnatan Ferreira da. Práticas experimentais na produção de bioplásticos no ensino de química: reflexões sobre sustentabilidade e meio ambiente. 2025. 42f. Monografia (Graduação em Química Licenciatura) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Exatas e Naturais, MA, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5385pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5385-
dc.description.abstractThis final course work (TCC) proposed a different approach to teaching Chemistry through the experimental production of bioplastics, focusing on environmental education and sustainability. Plastics (synthetic polymers) are widely used in daily life but often pose environmental problems due to excessive use and improper disposal. Thus, this research aimed to propose the production of bioplastics through investigative experimental activities. The study is qualitative and exploratory in nature and was developed with high school seniors (3rd year) at Centro Educa Mais Maria José Aragão in São Luís, Maranhão, Brazil. It integrated theoretical and practical activities on natural and synthetic polymers. Through lectures and hands-on experiments, students produced bioplastics using potato and industrialized corn starch, applying scientific concepts in a contextualized manner. Biodegradation tests were also conducted in different environments (water, sand, and soil), demonstrating the ecological viability of the bioplastics. The results highlighted the pedagogical potential of the approach, fostering student engagement, environmental awareness, and the development of sustainable practices in the school context. The initiative reaffirms the role of schools in shaping critical citizens committed to environmental preservationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectBioplásticopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectTeaching chemistrypt_BR
dc.subjectBioplasticspt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.titlePráticas experimentais na produção de bioplásticos no ensino de química: reflexões sobre sustentabilidade e meio ambientept_BR
dc.title.alternativeExperimental practices in the production of bioplastics in chemistry education: reflections on sustainability and the environmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0426314053162429pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Alan Jhones da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3679854303725055pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Vera Lúcia Neves-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9753-4268pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2305829335656074pt_BR
dc.contributor.referee2Porto, Maria José Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3153031632076967pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso (TCC) propôs uma abordagem diferente no ensino de Química, por meio da produção experimental de bioplásticos, com foco na educação ambiental e na sustentabilidade. Os plásticos (polímeros sintéticos) são amplamente utilizados em nosso dia a dia, sendo por vezes um problema na questão ambiental, devido ao seu uso exagerado e descarte incorreto. Deste modo, esta pesquisa teve por objetivo propor a produção de bioplásticos através de atividades experimentais investigativas. A pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória e foi desenvolvida com estudantes da 3ª série do ensino médio do Centro Educa Mais Maria José Aragão, em São Luís - MA, e integrou atividades teóricas e práticas sobre polímeros naturais e sintéticos. Através de aulas expositivas e experimentais, os alunos produziram bioplásticos a partir de batata inglesa e de amido de milho industrializado, aplicando conceitos científicos de forma contextualizada. Foram também realizados testes de biodegradação em diferentes ambientes (água, areia e solo), que demonstraram a viabilidade ecológica dos bioplásticos. Os resultados evidenciaram o potencial pedagógico da proposta, promovendo o protagonismo estudantil, a conscientização ambiental e o desenvolvimento de práticas sustentáveis no contexto escolar. A iniciativa reafirma o papel da escola na formação de cidadãos críticos e comprometidos com a preservação do meio ambientept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Químicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Química - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - JHONNATAN FERREIRA DA SILVA - QUÍMICA LIC. CECEN UEMA 2025.pdfPDF A834.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.