Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5379
Título: A relevância do plano de negócios e do planejamento estratégico na abertura e sustentabilidade dos pequenos negócios da cidade de Pedreiras-
Título(s) alternativo(s): The relevance of the business plan and strategic planning in the opening and sustainability of small businesses in the city of Pedreiras, Maranhão
Autor(es): Avelino, Weslley Cleiton da Mata
Orientador: Nascimento, Aline Silva do
Membro da Banca: Sampaio , André da Silva
Membro da Banca: Moura , Fransuele Machado de
Data do documento: 2025-07-09
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Pedreiras-MA, que por sua vez apresenta alto índice de abertura de novos pequenos negócios, o que reforça a importância de práticas gerenciais eficientes para garantir que a economia local permaneça aquecida. No entanto, observou-se que muitos desses empreendedores desenvolvem suas atividades sem planejamento estruturado, o que pode comprometer a sustentabilidade dos negócios. A pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica e aplicação de questionário estruturado a dez donos de pequenos negócios lacais, com o objetivo de identificar o nível de conhecimento sobre plano de negócios e planejamento estratégico, mensurar a frequência de criação do plano de negócios, identificar os desafios enfrentados e propor estratégias que possam fomentar a adoção do planejamento estruturado pela comunidade empreendedora local. Os dados coletados revelam que 50% desconhecem completamente o plano de negócios, e com relação ao planejamento estratégico, a maioria dos empreendedores também demonstrou pouco conhecimento, sendo comum a ausência de missão, visão, valores e metas de longo prazo. Diante desse cenário, o estudo propõe ações como a criação de materiais educativos e campanhas de conscientização que visão promover uma cultura de planejamento estruturado entre os pequenos empresários da região que podem ser realizadas pelos cursos superiores de gestão/administração e órgãos do setor comercial como a Sala do Empreendedor e o Sebrae. Conclui-se que a adoção dessas ferramentas pode contribuir significativamente para o fortalecimento da gestão, a redução de riscos, aumento da sustentabilidade dos pequenos negócios em Pedreiras-MA e desenvolvimento da economia local
Resumo: Small businesses are of great importance to the economy of small towns such as Pedreiras-MA, which in turn has a high rate of new small businesses opening, which reinforces the importance of efficient management practices to ensure that the local economy remains buoyant. However, it was observed that many of these entrepreneurs develop their activities without structured planning, which can compromise the sustainability of the businesses. The research was developed through a bibliographic review and application of a structured questionnaire to ten local small business owners, with the objective of identifying the level of knowledge about business plans and strategic planning, measuring the frequency of creation of business plans, identifying the challenges faced and proposing strategies that can encourage the adoption of structured planning by the local entrepreneurial community. The data collected reveal that 50% are completely unaware of the business plan, and regarding strategic planning, most entrepreneurs also demonstrated little knowledge, with the absence of a mission, vision, values and long-term goals being common. Given this scenario, the study proposes actions such as the creation of educational materials and awareness campaigns that aim to promote a culture of structured planning among small business owners in the region, which can be carried out by higher education courses in management/administration and commercial sector organizations such as Entrepreneur Room and Sebrae. It is concluded that the adoption of these tools can contribute significantly to strengthening management, reducing risks, increasing the sustainability of small businesses in Pedreiras- MA and developing the local economy
Palavras-chave: Plano de Negócios
Planejamento Estratégico
Pequenos Negócios
Práticas gerenciais
Economia local
Comunidade empreendedora
Business plan
Small Business
Local economy
Strategic Planning
Management practices
Entrepreneurial community
Aparece nas coleções:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial – Pedreiras UEMA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO - WESLLEY CLEITO DA MATA AVELINO - TEC. EM GESTÃO COMERCIAL - PEDREIRAS UEMA 2025.pdfPDF A858.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.