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Título: Ferramenta para estimar a proficiência de indivíduos baseada na teoria de resposta ao item
Título(s) alternativo(s): Tool to estimate the proficiency of individuals based on item response theory
Autor(es): Coutinho, Lidinalva de Almada
Data do documento: 2013-10-31
Resumo: Esta dissertação propõe o uso de modelos da Teoria da Resposta ao Item (TRI) no âmbito da avaliação educacional, com o objetivo central de propor uma ferramenta computacional baseada na Teoria de Resposta ao Item que permita verificar a proficiência de indivíduos. Para tanto, aplicou um teste de Matemática, usando como referências as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2005/2008/2011. Dessa forma, buscou investigar como avaliar as competências e habilidades dos discentes do curso de Matemática, do Centro de Estudos Superiores de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (CESC/UEMA). Assim, propôs um Sistema, organizado em três módulos, composto por uma ferramenta de autoria de provas, uma ferramenta de aplicação de provas e um corretor de provas, que possibilitam identificar as habilidades dos alunos e fornecer um feedback como suporte para a aprendizagem, de acordo com as dificuldades encontradas no teste. Para a análise, utilizou o software jMetrik, pelo qual são apresentados o modelo geral para itens dicotomizados, assim como as interpretações dos parâmetros do modelo. Os resultados mostram que a TRI pode ser uma poderosa ferramenta de análise, capaz de gerar informações quantitativas, precisas e robustas.
Palavras-chave: Avaliação
Aprendizagem
Teoria de resposta ao item
Proficiência
Habilidade
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas - CCT - Dissertações

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