Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/535
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Coutinho, Lidinalva de Almada | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-30T22:18:37Z | - |
dc.date.available | 2019-01-30T22:18:37Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-31 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/535 | - |
dc.description | 125 f.Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação e Sistemas) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís, 2013.Orientador: Prof. Dr. Luís Carlos Costa Fonseca | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação propõe o uso de modelos da Teoria da Resposta ao Item (TRI) no âmbito da avaliação educacional, com o objetivo central de propor uma ferramenta computacional baseada na Teoria de Resposta ao Item que permita verificar a proficiência de indivíduos. Para tanto, aplicou um teste de Matemática, usando como referências as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2005/2008/2011. Dessa forma, buscou investigar como avaliar as competências e habilidades dos discentes do curso de Matemática, do Centro de Estudos Superiores de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (CESC/UEMA). Assim, propôs um Sistema, organizado em três módulos, composto por uma ferramenta de autoria de provas, uma ferramenta de aplicação de provas e um corretor de provas, que possibilitam identificar as habilidades dos alunos e fornecer um feedback como suporte para a aprendizagem, de acordo com as dificuldades encontradas no teste. Para a análise, utilizou o software jMetrik, pelo qual são apresentados o modelo geral para itens dicotomizados, assim como as interpretações dos parâmetros do modelo. Os resultados mostram que a TRI pode ser uma poderosa ferramenta de análise, capaz de gerar informações quantitativas, precisas e robustas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Teoria de resposta ao item | pt_BR |
dc.subject | Proficiência | pt_BR |
dc.subject | Habilidade | pt_BR |
dc.title | Ferramenta para estimar a proficiência de indivíduos baseada na teoria de resposta ao item | pt_BR |
dc.title.alternative | Tool to estimate the proficiency of individuals based on item response theory | - |
dc.type | dissertation | pt_BR |
dc.identifier.cdu | D 004:37.091.26 | - |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas - CCT - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertaçao_Lidinalva_1_PDF - A.pdf | 2.59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.