Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/535
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoutinho, Lidinalva de Almada-
dc.date.accessioned2019-01-30T22:18:37Z-
dc.date.available2019-01-30T22:18:37Z-
dc.date.issued2013-10-31-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/535-
dc.description125 f.Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação e Sistemas) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís, 2013.Orientador: Prof. Dr. Luís Carlos Costa Fonsecapt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação propõe o uso de modelos da Teoria da Resposta ao Item (TRI) no âmbito da avaliação educacional, com o objetivo central de propor uma ferramenta computacional baseada na Teoria de Resposta ao Item que permita verificar a proficiência de indivíduos. Para tanto, aplicou um teste de Matemática, usando como referências as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2005/2008/2011. Dessa forma, buscou investigar como avaliar as competências e habilidades dos discentes do curso de Matemática, do Centro de Estudos Superiores de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (CESC/UEMA). Assim, propôs um Sistema, organizado em três módulos, composto por uma ferramenta de autoria de provas, uma ferramenta de aplicação de provas e um corretor de provas, que possibilitam identificar as habilidades dos alunos e fornecer um feedback como suporte para a aprendizagem, de acordo com as dificuldades encontradas no teste. Para a análise, utilizou o software jMetrik, pelo qual são apresentados o modelo geral para itens dicotomizados, assim como as interpretações dos parâmetros do modelo. Os resultados mostram que a TRI pode ser uma poderosa ferramenta de análise, capaz de gerar informações quantitativas, precisas e robustas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTeoria de resposta ao itempt_BR
dc.subjectProficiênciapt_BR
dc.subjectHabilidadept_BR
dc.titleFerramenta para estimar a proficiência de indivíduos baseada na teoria de resposta ao itempt_BR
dc.title.alternativeTool to estimate the proficiency of individuals based on item response theory-
dc.typedissertationpt_BR
dc.identifier.cduD 004:37.091.26-
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas - CCT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertaçao_Lidinalva_1_PDF - A.pdf2.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.