Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5344
Título: Participação ativa da família no processo educativo: desafios e contribuições no desenvolvimento dos alunos que estudam em uma escola da rede privada em Timon
Autor(es): Correia, Jesiele da Silva
Orientador: Oliveira, Eduardo J. Lima de
Membro da Banca: Souza, Emanuella Geovana Magalhães
Membro da Banca: Lima, Francisco Renato
Data do documento: 2025-02-06
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este estudo examina a participação familiar na educação infantil em uma escola particular, identificando desafios e impactos positivos no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Por meio dos objetivos específicos buscou-se identificar os principais desafios enfrentados pelas famílias e pela instituição para promover uma participação efetiva no processo educativo dos alunos, compreendendo as formas de contribuição que a participação familiar oferece para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças na creche. Propor estratégias que incentivem uma colaboração mais próxima entre a família e a creche, visando o fortalecimento do desenvolvimento educacional e social dos alunos. Na pesquisa empírica de caráter qualitativo analisaram-se informações construídas a partir de entrevistas individuais com as professoras, e questionários aos pais/mães divisando cinco dimensões: escola-turma, professora, criança e aprendizagem em diálogo com as bases teóricas. Os resultados evidenciam os impactos do envolvimento da família com a escola com mais ênfase na disposição das crianças com relação ao trabalho escolar e com relação às suas atitudes, no estabelecimento de relacionamentos com colegas e professores.
Resumo: This study examines family participation in early childhood education at a private school, identifying challenges and positive impacts on children’s cognitive, emotional and social development. Through specific objectives, we sought to identify the main challenges faced by families and the institution to promote effective participation in the educational process of students, understanding the forms of contribution that family participation offers to the cognitive, emotional and social development of children in daycare. Propose strategies that encourage closer collaboration between the family and the daycare center, aiming to strengthen the educational and social development of students. In qualitative empirical research, information constructed from individual interviews with teachers and questionnaires to parents was analyzed, dividing five dimensions: school-class, teacher, child and learning in dialogue with theoretical bases. The results highlight the impacts of family involvement with school with more emphasis on children’s disposition towards school work and their attitudes, in establishing relationships with peers and teachers.
Palavras-chave: Relação família-escola
Family-school relationship
Desenvolvimento humano
Human development
Aprendizagem escolar
School learning
Educação infantil
Early childhood education
Desenvolvimento cognitivo
Cognitive development
Desafios
Challenges
Pesquisa empírica
Empirical research
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JESIELE DA SILVA CORREIA.pdf513.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.