Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5344
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorreia, Jesiele da Silva-
dc.date.accessioned2025-09-01T19:46:58Z-
dc.date.available2025-09-01-
dc.date.available2025-09-01T19:46:58Z-
dc.date.issued2025-02-06-
dc.identifier.citationCORREIA, Jesiele da Silva. Participação ativa da família no processo educativo: desafios e contribuições no desenvolvimento dos alunos que estudam em uma escola da rede privada em Timon. 2024. 50f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Timon, Universidade Estadual do Maranhão, Timon-MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5344pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5344-
dc.description.abstractThis study examines family participation in early childhood education at a private school, identifying challenges and positive impacts on children’s cognitive, emotional and social development. Through specific objectives, we sought to identify the main challenges faced by families and the institution to promote effective participation in the educational process of students, understanding the forms of contribution that family participation offers to the cognitive, emotional and social development of children in daycare. Propose strategies that encourage closer collaboration between the family and the daycare center, aiming to strengthen the educational and social development of students. In qualitative empirical research, information constructed from individual interviews with teachers and questionnaires to parents was analyzed, dividing five dimensions: school-class, teacher, child and learning in dialogue with theoretical bases. The results highlight the impacts of family involvement with school with more emphasis on children’s disposition towards school work and their attitudes, in establishing relationships with peers and teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelação família-escolapt_BR
dc.subjectFamily-school relationshippt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectHuman developmentpt_BR
dc.subjectAprendizagem escolarpt_BR
dc.subjectSchool learningpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectCognitive developmentpt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectChallengespt_BR
dc.subjectPesquisa empíricapt_BR
dc.subjectEmpirical researchpt_BR
dc.titleParticipação ativa da família no processo educativo: desafios e contribuições no desenvolvimento dos alunos que estudam em uma escola da rede privada em Timonpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2263047816617399pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eduardo J. Lima de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/26533605033430241pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Emanuella Geovana Magalhães-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6173-1355pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2709397814332686pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Francisco Renato-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1372-5444pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3152885404404790pt_BR
dc.description.resumoEste estudo examina a participação familiar na educação infantil em uma escola particular, identificando desafios e impactos positivos no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Por meio dos objetivos específicos buscou-se identificar os principais desafios enfrentados pelas famílias e pela instituição para promover uma participação efetiva no processo educativo dos alunos, compreendendo as formas de contribuição que a participação familiar oferece para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças na creche. Propor estratégias que incentivem uma colaboração mais próxima entre a família e a creche, visando o fortalecimento do desenvolvimento educacional e social dos alunos. Na pesquisa empírica de caráter qualitativo analisaram-se informações construídas a partir de entrevistas individuais com as professoras, e questionários aos pais/mães divisando cinco dimensões: escola-turma, professora, criança e aprendizagem em diálogo com as bases teóricas. Os resultados evidenciam os impactos do envolvimento da família com a escola com mais ênfase na disposição das crianças com relação ao trabalho escolar e com relação às suas atitudes, no estabelecimento de relacionamentos com colegas e professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Timonpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JESIELE DA SILVA CORREIA.pdf513.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.