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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5341
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Lima Júnior, Marco Antonio | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-01T16:17:33Z | - |
dc.date.available | 2025-08-01 | - |
dc.date.available | 2025-09-01T16:17:33Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-01 | - |
dc.identifier.citation | LIMA JÚNIOR, Marco Antonio.Análise ao uso a End-plates como dispositivos hipersustentadores em aviões da equipe Zeus Aerodesign. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 2017. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5341 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5341 | - |
dc.description.abstract | The SAE Brazil AeroDesign competition is a yearly event hosted in the city of São José dos Campos, which aims to promote the knowledge and experience exchange between Engineering students from all over the country. Its main goal is that its participants develop and construct rádio controlled aircrafts capable of taking off with the heaviest weight possible. The <Xkão= Project was born in 2015 for this competition, and its main innovative characteristic was the usage of End-plates, devices designed to reduce the vortices formation on the tip of the wing, where these vortices are the main cause of the increase of the induced trawl and the decrease of the in-flight performance of the aircraft. To test the real effectiveness of the devices usage, two analyses were performed. The first one using mathematical simulations intrinsic to aeronautical engineering. The second one, was consisted of a visual comparison test between the old model, which didn’t have the end-plates, and the new one, with the insertion of those. Where, this comparison was possible throughout the use of computational tools and numerical methods | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | End-plates | pt_BR |
dc.subject | AeroDesign | pt_BR |
dc.subject | Simulação | pt_BR |
dc.subject | Acadêmicos de engenharia | pt_BR |
dc.subject | Simulation | pt_BR |
dc.subject | Engineering students | pt_BR |
dc.title | Análise ao uso a End-plates como dispositivos hipersustentadores em aviões da equipe Zeus Aerodesign | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the use of endplates as high-lift devices in Zeus Aerodesign aircraft | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9805607472689872 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sousa Filho, Lourival Matos de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9933591523216501 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cunha, Adilto Pereira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3810606826814182 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Abreu, Fernando Antonio Moreira Serra | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0607777747256232 | pt_BR |
dc.description.resumo | A competição SAE Brasil AeroDesign é um evento anual realizado na cidade de São José dos Campos. Visa promover a troca de conhecimentos e experiências entre acadêmicos de engenharia de todo o país. O principal objetivo é que seus participantes desenvolvam e construam aeronaves rádio controladas capazes de levantar voo com a maior carga possível. O projeto Xkão nasceu em 2015 para a disputa da competição e teve como principal característica inovadora a utilização de End-plates. Estes são dispositivos que visam diminuir a formação de vórtices na ponta da asa, que provocam o aumento do arrasto induzido e da diminuição do rendimento em voo da aeronave. A fim de se testar a real eficácia do uso dos dispositivos, foram realizadas duas análises. A primeira, utilizando formulações matemáticas intrínsecas à engenharia aeronáutica. Já a segunda, consistiu-se de um teste de comparação visual entre o antigo modelo que não continha End-plates e o novo modelo, já com a inserção destes. Onde, esta comparação foi possível através do uso de ferramentas computacionais e métodos numérico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Mecânica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - MARCO ANTONIO LIMA JUNIOR -BEL. ENG. MECÂNICA - CCT UEMA 2017.pdf | PDF A | 1.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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