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Título: A relação da educação física escolar e desenvolvimento motor das crianças
Título(s) alternativo(s): The relationship between school physical education and children's motor development
Autor(es): Sousa , Fabrícia Oliveira de
Orientador: Oliveira , Anderson dos Santos
Membro da Banca: Costa, Bianca Pâmela Santana
Membro da Banca: Almeida, Josélia Santos
Data do documento: 2025-07-09
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A Educação Física Escolar é entendida como uma base para a prática da cognição corporal, utilizando-se de movimentos para apresentar crescimento no processo educativo e motor do estudante, que poderá aprender e reproduzir em seguida o conhecimento obtido. O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre educação física escolar e o desenvolvimento motor de crianças de escolas públicas de São João dos Patos – MA, correlacionando os resultados obtidos, comparando estes resultados entre os sexos e verificando a influência da educação física escolar no desenvolvimento motor das crianças. A pesquisa adotou uma abordagem de campo com caráter descritivo, sendo realizada em duas escolas públicas do município de São João dos Patos – MA, localizadas nas zonas rural e urbana. Participaram do estudo 20 alunos, sendo 15 da Escola Municipal Professor João Câncio (9 meninas e 6 meninos) e 5 da Escola Municipal João Aleixo Rodrigues da Silva (4 meninas). Para a coleta de dados, utilizou-se a Escala de Desenvolvimento Motor de Francisco Rosa Neto, que abrange sete categorias, como Motricidade Global, Equilíbrio, Esquema Corporal, Organização Temporal e Lateralidade. A aplicação do teste ocorreu em dois momentos: inicialmente, para avaliar o nível de desenvolvimento motor dos alunos, e, após um mês, repetiu-se a aplicação para verificar possíveis melhorias. Nos primeiros testes, foram obtidos os resultados de meninos e meninas, dentre eles no normal médio 7 (53,8%) crianças de 6 anos de idade, 1 (33,4%) de 8 anos e 2 (66,6%) de 9 anos. Normal alto somente 1 (7,6%) criança de 6 anos, e superior 1 (7,6%) criança de 6 anos. Muito superior não teve nenhum resultado. Muito inferior não tivemos nenhum resultado. No segundo teste também realizado com meninos e meninas, no normal médio tivemos 4 (30,7%) crianças com 6 anos de idade, 2 (66,6%) com 7 anos e 2 (66%) com 9 anos. No normal alto 4 (30,7%) crianças com 6 anos de idade, 1(33,4%) com 8 anos e 1 (33,4%) com 9 anos. Já no superior tivemos apenas 2 (15,3%) crianças com 6 anos de idade. Pode ser observado que no segundo teste foi apresentado resultados significativos entre os meninos e as meninas. E na variável normal alta, as meninas obtiveram melhores resultados
Resumo: School Physical Education is understood as a foundation for the practice of bodily cognition, employing movement to promote growth in students’ educational and motor processes, which they can subsequently learn and reproduce based on the acquired knowledge. The aim of this study was to evaluate the relationship between school physical education and the motor development of children attending public schools in São João dos Patos – MA, correlating the results obtained, comparing these results between sexes, and verifying the influence of school physical education on children’s motor development. The research adopted a field approach with a descriptive character, conducted in two public schools in the municipality of São João dos Patos – MA, located in both rural and urban areas. The study involved 20 students, with 15 from Escola Municipal Professor João Câncio (9 girls and 6 boys) and 5 from Escola Municipal João Aleixo Rodrigues da Silva (4 girls). Data were collected using Francisco Rosa Neto’s Motor Development Scale, which encompasses seven categories, such as Gross Motor Skills, Balance, Body Schema, Temporal Organization, and Laterality. The test was administered at two points in time: initially, to assess the students’ level of motor development, and, after one month, the test was reapplied to verify possible improvements. In the initial tests, results were obtained for both boys and girls: within the average normal range, there were 7 (53.8%) children aged 6, 1 (33.4%) aged 8, and 2 (66.6%) aged 9. In the high normal range, there was only 1 (7.6%) child aged 6, and in the superior range, 1 (7.6%) child aged 6. No results were recorded in the very superior or very inferior ranges. In the second test, also conducted with boys and girls, within the average normal range, there were 4 (30.7%) children aged 6, 2 (66.6%) aged 7, and 2 (66%) aged 9. In the high normal range, there were 4 (30.7%) children aged 6, 1 (33.4%) aged 8, and 1 (33.4%) aged 9. In the superior range, there were only 2 (15.3%) children aged 6. It can be observed that in the second test, significant results were presented between boys and girls, with girls achieving better results in the high normal variable
Palavras-chave: Educação Física
Desenvolvimento Motor
Criança
Iniciação esportiva
Escolares
Cognição corporal
Physical education
Child
Schoolchildren
Motor Development
Sports initiation
Body cognition
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Educação Física – São João dos Patos - UEMA - Monografias

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