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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRabelo, Marcelo Rodrigo-
dc.creatorCastro, Ismale Pereira-
dc.date.accessioned2025-08-05T18:43:26Z-
dc.date.available2025-08-05-
dc.date.available2025-08-05T18:43:26Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationRABELO, Marcelo Rodrigo. Estudo e dimensionamento de Aerogerador de eixo horizontal na geração de energia elétrica para veículos automotores. 2016. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 20XX. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5269pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5269-
dc.description.abstractWind energy has been used for thousands of years for the same purposes, namely water pumping, grinding of grains and other applications involving mechanical energy. For the generation of electricity, the first attempts appeared in the late nineteenth century, but only a century later, with the international oil crisis (1970), there was enough interest and investment to enable the development and application of equipment in Commercial scale. Arriving in the present day being much used due to the great need of alternative sources and taking into account the automobile industry adjusting to the new norms of emission of pollutants, behold that this project hits precisely on this key, use of wind energy in vehicles. Since this project is a technology innovation, that is, something that has not yet been in the market and is constantly being sought by everyone, we have tried to design a whole structure with appropriate dimensions and that meets our objective, we design the blades in the same way That a large wind turbine to obtain the maximum yield, so that we arrive at a final and functional prototype, remembering that our objective is only to generate energy and not that the project was self sufficient in energypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnergia Eólicapt_BR
dc.subjectAplicação em Veículospt_BR
dc.subjectTurbinapt_BR
dc.subjectWind Energypt_BR
dc.subjectTurbinept_BR
dc.subjectApplication in Vehiclespt_BR
dc.titleEstudo e dimensionamento de Aerogerador de eixo horizontal na geração de energia elétrica para veículos automotorespt_BR
dc.title.alternativeStudy and sizing of horizontal axis wind turbine in the generation of electrical energy for motor vehiclespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6325905162640003pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1587850348813098-
dc.contributor.advisor1Viana, Marco Selnner Mesquita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6896194354842001pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Antônio Pereira e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5773669626079407pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Carlos Ronyhelton Santana de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9182574462892382pt_BR
dc.description.resumoEnergia eólica é utilizada há milhares de anos com as mesmas finalidades, a saber: bombeamento de água, moagem de grãos e outras aplicações que envolvem a sua transformação em energia mecânica. Para a geração de eletricidade, as primeiras tentativas surgiram no final do século XIX, mas somente um século depois, com a crise internacional do petróleo (década de 1970), é que houve interesse e investimentos suficientes para viabilizar o desenvolvimento e aplicação de equipamentos em escala comercial. Chegando aos dias atuais, sendo muito utilizada devido à grande necessidade de fontes alternativas e levando em conta a indústria automobilística se adequando as novas normas de emissão de poluentes, eis que esse projeto bate justamente nessa tecla, aproveitamento de energia eólica em veículos. Sendo este projeto uma inovação tecnologia, ou seja, uma coisa que ainda não se tem no mercado e que se busca constantemente por todo mundo, buscou-se projetar toda uma estrutura com dimensões apropriadas e que atendesse nosso objetivo, projetamos as pás da mesma forma que uma turbina eólica de grande porte para se obter o máximo de rendimento, de forma que chegamos a um protótipo final e funcional, lembrando que nosso objetivo é apenas gerar energia e não que o projeto fosse auto suficiente em energiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

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