Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5237
Título: | O uso das tecnologias de informação e comunicação (tic) como ferramenta pedagógica no processo de leitura |
Título(s) alternativo(s): | The use of information and communication technologies (ICT) as a pedagogical tool in the reading process |
Autor(es): | Martins, Jerciane Costa |
Orientador: | Muniz, Daulinda Santos |
Membro da Banca: | Ferreira, Tiago de Oliveira |
Membro da Banca: | Santos, Cinthia Andrea Teixeira dos |
Data do documento: | 2021-08-17 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise sobre O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta Pedagógica no Processo de Leitura. Tem como problemática, porque é necessário a utilização das TICs em sala de aula, mostrando ao leitor/educador uma visão mais ampla sobre o importante papel das TICs na educação. A mesma tem como objetivo geral abordar as contribuições das TICs nas aulas, como também mostrar a sua importante função na Prática da leitura, e no processo de ensino/aprendizagem, à mesma também conta com os seguintes objetivos específicos; Conhecer quais as Tecnologias de Informação e Comunicação disponíveis; Propor o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo da leitura com os alunos; Sugerir uma formação continuada para os professores na utilização das tecnologias de informação e comunicação ; O meio metodológico que orientou as construções dessas reflexões foi realizado com base nos textos de alguns educadores como (Kenski, 2010), (Freire, 1979;1981), (Lévy 1999), (Preto, 1999) e (Moran, 2000). Desta forma foi utilizada a pesquisa bibliográfica de caráter teórico viabilizada por uma análise, que procura o aprofundamento de uma realidade específica. De acordo com todas essas informações cheguei a seguinte consideração final , as tecnologias de informação e comunicação funcionam como molas propulsoras e como recursos dinâmicos de educação, quando bem utilizadas pelos educadores e educandos permitem a melhoria das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula e fora dela. |
Resumo: | This work presents an analysis on The Use of Information and Communication Technologies (ICT) as a Pedagogical tool in the Reading Process. Its problem is because it is necessary to use ICTs in the classroom, showing the reader/educator a broader view of the important role of ICTs in education. Its general objective is to address the contributions of ICTs in classes, as well as to show their important role in the practice of reading, and in the teaching/learning process, it also has the following specific objectives; Know which Information and Communication Technologies are available; Propose the use of Information and Communication Technologies in the reading process with students; Suggest ongoing training for teachers in the use of information and communication technologies; The methodological means that guided the construction of these reflections was based on the texts of some educators such as (Kenski, 2010), (Freire, 1979;1981), (Lévy 1999), (Preto, 1999) and (Moran, 2000). Thus, bibliographical research of theoretical character was used, made possible by an analysis, which seeks to deepen a specific reality. Based on all this information, I reached the following final consideration, information and communication technologies work as springs and dynamic education resources, when well used by educators and students, they allow the improvement of pedagogical practices developed in the classroom and outside of it. |
Palavras-chave: | Ferramenta Pedagógica Leitura Tic Fundamentação Teórica Tecnologia como Elemento Papel da Escola Surgimento da Escrita Informação e Comunicação Formação de Leitores Pedagogical Tool Reading ICT Theoretical Foundation Technology as an Element Role of the School Emergence of Writing Information and Communication Reader Development |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - JERCIANE COSTA MARTINS - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2021.pdf | PDF-A | 210.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.