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dc.creatorRibeiro, Lucas Sousa-
dc.date.accessioned2025-07-22T18:46:12Z-
dc.date.available2025-07-22-
dc.date.available2025-07-22T18:46:12Z-
dc.date.issued2017-12-07-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Lucas Sousa. Análise de soldagem de recuperação em aço AAR M-201 grau B+ com utilização de arame tubular AWS A5.36 E70T15-M21A2-CS2. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 2017. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5214pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5214-
dc.description.abstractThis work aims to assess the recovery by welding in AAR M-201 Grade B + steel, by flux-cored wire process, with consumable AWS 5.36 E70T15-M21A2-CS2. Steel is used in the manufacture of railway components and is standardized by the Association of American Railroads. For this study, a wear recovery simulation was performed on a rail component made of this steel. Two V-grooves were made for the application of the recovery weld. The two regions were welded following the parameters of the welding process of the existing maintenance in the company, but with the use of the wire new. After welding, the test specimens were manufactured in accordance with the AWS guidelines D15.1, recommended by the AAR. These test specimens were fabricated to assess the mechanical, chemical and metallurgical properties of the base metal, in addition to the metal and ZTA regions in order to verify the technical compatibility between the wire and the steel. With the results of the tests it was evidenced that this wire tends to be compatible with the steel, presenting satisfactory results in the mechanical and chemical properties, as well as a homogeneous microstructure, when compared to the other regions of the welded test specimenpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAço AAR M-201 Grau B+pt_BR
dc.subjectSoldagem FCAWpt_BR
dc.subjectArame Tubularpt_BR
dc.subjectAAR M-201 Grade B + Steelpt_BR
dc.subjectFCAW Weldingpt_BR
dc.subjectFlux-Cored Wirept_BR
dc.titleAnálise de soldagem de recuperação em aço AAR M-201 grau B+ com utilização de arame tubular AWS A5.36 E70T15-M21A2-CS2pt_BR
dc.title.alternativeWelding recovery analysis of AAR M-201 grade B+ steel using AWS A5.36 E70T15-M21A2-CS2 tubular wirept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Giovanni Augusto Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5480634121776635pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Moreira, Ronan Geraldo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4654253345929441pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Adilto Pereira Andrade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3810606826814182pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Francismar Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6295958903811194pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa a análise de recuperação por soldagem em aço AAR M-201 Grau B+, pelo processo arame tubular, com consumível AWS 5.36 E70T15-M21A2-CS2. O aço é utilizado na fabricação de componentes ferroviários e é normatizado pela Association of American Railroads. Para este estudo foi realizado uma simulação de recuperação de desgaste em um componente ferroviário fabricado com este aço. Foram confeccionados dois chanfros em V para aplicação da soldagem de recuperação. As duas regiões foram soldadas seguindo os parâmetros do processo de soldagem da manutenção já existente na empresa, porém com a utilização do novo arame. Após a soldagem foram fabricados os corpos de prova seguindo as orientações da AWS D15.1, preconizada pela AAR. Estes corpos de prova foram fabricados para avaliar as propriedades mecânicas, químicas e metalúrgicas das regiões do metal de base, metal de adição e ZTA, de forma a verificar a compatibilidade técnica entre o arame e o aço. Com os resultados dos testes foi evidenciado que este arame tende a ser compatível com o aço, apresentando resultados satisfatórios nas propriedades mecânicas e químicas, assim como uma microestrutura homogênea, quando comparado às demais regiões do corpo de prova soldadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

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