Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5213
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuz Junior, Luiz Carlos Mendes da-
dc.date.accessioned2025-07-22T18:25:22Z-
dc.date.available2025-07-22-
dc.date.available2025-07-22T18:25:22Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLUZ JUNIOR, Luiz Carlos Mendes da. Aplicação da metodologia de Taguchi para analise de desempenho de um virador de vagões- Vale/SA. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 2016. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5213pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5213-
dc.description.abstractApplication of quality methodologies in large projects should be increasingly present in the equipment in operation, as they help to understand some specific points that only during assembly are not informed. Taguchi's methodology is one of them. The same will be used to analyze the operation of a large equipment that is the Wagon Turner. And as with all equipment, there are points that can be improved, either costbenefit, efficiency or other point. During the process of ore discharge, a part of it is retained in the head of the fixing clips of the Turner forming a column of material, and this is the chosen point to apply the methodology of Taguchi, that requires a variation of some parameters of the Equipment such as: clamp shape, turning angle and along with the type of wagon, to reach the point of least loss and / or greater efficiency. In this study it will be possible to quantify such loss through volume and area calculations so that concrete values can be shown on theoretical grounds. In addition, this analysis can serve as a starting point for future improvement processes so that the loss of material in the Wagon Turner discharge is lowerpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVirador de Vagõespt_BR
dc.subjectTaguchipt_BR
dc.subjectGrampospt_BR
dc.subjectAnálise de eficiênciapt_BR
dc.subjectCar Dumperpt_BR
dc.subjectClampspt_BR
dc.subjectAnalysis of efficiencypt_BR
dc.titleAplicação da metodologia de Taguchi para analise de desempenho de um virador de vagões- Vale/SApt_BR
dc.title.alternativeApplication of the Taguchi methodology to analyze the performance of a railcar dumper - Vale/SApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Flavio Nunes-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8407-6672pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3814942236166395pt_BR
dc.contributor.referee1Barros Junior, José de Ribamar Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0505210966953535pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Vilson Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0619888126389689pt_BR
dc.description.resumoAplicação de metodologias de qualidade em projetos de grande porte deve ser cada vez mais presente nos equipamentos em operação, pois elas auxiliam a entender alguns pontos específicos que apenas durante a montagem não são informados. A metodologia de Taguchi é uma delas. A mesma será utilizada para analisar a operação de um equipamento de grande porte que é o Virador de Vagões. E como em todo equipamento, existem pontos que podem ser melhorados, seja por custo/benefício, eficiência ou produção. Durante o processo de descarga de minério, uma parte do mesmo fica retida na cabeça dos grampos de fixação do Virador formando uma coluna de material, e esse é o ponto escolhido para se aplicar a metodologia de Taguchi, que requer uma variação de alguns parâmetros do próprio equipamento como: formato do grampo, angulação de giro e juntamente com o tipo de vagão, para se chegar ao ponto de menor perda e/ou de maior eficiência. Neste estudo será possível quantificar tal perda através de cálculos de volume e área para que se possa mostrar, com fundamentos teóricos, valores concretos em tal aplicação. Além disso, essa análise pode ficar como ponto de partida para processos de melhorias futuras para que a perda de material na descarga do Virador de Vagões seja menorpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LUIZ CARLOS MENDES DA LUZ JÚNIOR - BEL. EM ENG.MECÂNICA - CCT UEMA 2016..pdfPDF A1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.