Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5203
Título: A educação financeira na Educação Infantil: uma abordagem sobre o consumo consciente
Título(s) alternativo(s): Financial education in early childhood education: an approach to conscious consumption
Autor(es): Silva, Rafael de Sousa da
Orientador: Brandão, Raimundo José Barbosa
Membro da Banca: Silva, Vilmar Martins da
Membro da Banca: Guilherme, Wemy Maria Santos
Data do documento: 2025-02-05
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este estudo explora a educação financeira na educação infantil, enfatizando sua importância para a construção de cidadãos críticos, responsáveis e conscientes. Diante de uma sociedade marcada pelo consumo desenfreado, a introdução de conceitos financeiros contribui significativamente para o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como planejamento financeiro, poupança e a distinção entre desejos e necessidades. A pesquisa, de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa, analisa a educação financeira como uma ferramenta essencial para fomentar a autonomia, valores éticos e sociais. A Educação Financeira está diretamente conectada à promoção do consumo consciente, e é apresentada como uma ferramenta indispensável para a formação de habilidades sociais para a promoção da autonomia. Além disso, ressalta-se a colaboração entre família e escola como um aspecto indispensável para o sucesso desse processo educativo. Conclui-se que a educação financeira na infância não apenas promove a alfabetização financeira, mas também fortalece o senso de responsabilidade social e contribui para a construção de uma sociedade mais equilibrada e consciente. Assim, investir na educação financeira desde cedo é fundamental para o desenvolvimento de indivíduos e de uma sociedade mais consciente.
Resumo: This study explores financial education in early childhood education, emphasizing its importance for the construction of critical, responsible and conscious citizens. In a society marked by unrestrained consumption, the introduction of financial concepts contributes significantly to the development of fundamental skills such as financial planning, saving and the distinction between desires and needs. The research, of bibliographical nature and qualitative approach, analyzes financial education as an essential tool to foster autonomy, ethical and social values. Financial Education is directly connected to the promotion of conscious consumption, and is presented as an indispensable tool for the formation of social skills for the promotion of autonomy. In addition, the collaboration between family and school is emphasized as an indispensable aspect for the success of this educational process. It is concluded that financial education in childhood not only promotes financial literacy, but also strengthens the sense of social responsibility and contributes to the construction of a more balanced and conscious society. Thus, investing in financial education from an early age is fundamental for the development of individuals and a more conscious society.
Palavras-chave: Educação financeira
Educação Infantil
Consumo Consciente
Financial education
Early Childhood Education
Conscious Consumption
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - RAFAEL DE SOUSA DA SILVA - PEDAGOGIA LICENCIATURA - CAMPUS UEMA BACABAL 2025.pdfPDF A1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.