Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5203
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rafael de Sousa da-
dc.date.accessioned2025-07-18T13:46:13Z-
dc.date.available2025-07-18-
dc.date.available2025-07-18T13:46:13Z-
dc.date.issued2025-02-05-
dc.identifier.citationSILVA , Rafael de Sousa da. A educação financeira na Educação Infantil: uma abordagem sobre o consumo consciente. 2025. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Pedagogia Licenciatura) - Centro de Estudos Superiores de Bacabal, Universidade Estadual do Maranhão, Bacabal - MA , 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5203pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5203-
dc.description.abstractThis study explores financial education in early childhood education, emphasizing its importance for the construction of critical, responsible and conscious citizens. In a society marked by unrestrained consumption, the introduction of financial concepts contributes significantly to the development of fundamental skills such as financial planning, saving and the distinction between desires and needs. The research, of bibliographical nature and qualitative approach, analyzes financial education as an essential tool to foster autonomy, ethical and social values. Financial Education is directly connected to the promotion of conscious consumption, and is presented as an indispensable tool for the formation of social skills for the promotion of autonomy. In addition, the collaboration between family and school is emphasized as an indispensable aspect for the success of this educational process. It is concluded that financial education in childhood not only promotes financial literacy, but also strengthens the sense of social responsibility and contributes to the construction of a more balanced and conscious society. Thus, investing in financial education from an early age is fundamental for the development of individuals and a more conscious society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectConsumo Conscientept_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectConscious Consumptionpt_BR
dc.titleA educação financeira na Educação Infantil: uma abordagem sobre o consumo conscientept_BR
dc.title.alternativeFinancial education in early childhood education: an approach to conscious consumptionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSILVA, R. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1265394405967610pt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, Raimundo José Barbosa-
dc.contributor.advisor1IDBRANDÃO, R. J. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1910896410830499pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Vilmar Martins da-
dc.contributor.referee1IDSILVA, V. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4906541285596138pt_BR
dc.contributor.referee2Guilherme, Wemy Maria Santos-
dc.contributor.referee2IDGUILHERME, W. M. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1978456634426751pt_BR
dc.description.resumoEste estudo explora a educação financeira na educação infantil, enfatizando sua importância para a construção de cidadãos críticos, responsáveis e conscientes. Diante de uma sociedade marcada pelo consumo desenfreado, a introdução de conceitos financeiros contribui significativamente para o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como planejamento financeiro, poupança e a distinção entre desejos e necessidades. A pesquisa, de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa, analisa a educação financeira como uma ferramenta essencial para fomentar a autonomia, valores éticos e sociais. A Educação Financeira está diretamente conectada à promoção do consumo consciente, e é apresentada como uma ferramenta indispensável para a formação de habilidades sociais para a promoção da autonomia. Além disso, ressalta-se a colaboração entre família e escola como um aspecto indispensável para o sucesso desse processo educativo. Conclui-se que a educação financeira na infância não apenas promove a alfabetização financeira, mas também fortalece o senso de responsabilidade social e contribui para a construção de uma sociedade mais equilibrada e consciente. Assim, investir na educação financeira desde cedo é fundamental para o desenvolvimento de indivíduos e de uma sociedade mais consciente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bacabalpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - RAFAEL DE SOUSA DA SILVA - PEDAGOGIA LICENCIATURA - CAMPUS UEMA BACABAL 2025.pdfPDF A1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.