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Título: Noções e visões sobre Haile Selassié em documentários: uma produção audiovisual para o ensino de História na Educação Básica
Autor(es): Diniz , Raphael Leandro Lopes
Orientador: Barros, Antonio Evaldo Almeida
Membro da Banca: Zamparoni, Valdemir
Membro da Banca: Galdez, Marcia Milena
Membro da Banca: Silva, Tatiana Raquel Reis
Data do documento: 2024-10-03
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Neste trabalho buscaremos compreender o(s) lugar(es) de Hailé Selassié, último imperador da Etiópia, e como este agente foi sendo compreendido e tomado ao longo do século XX e XXI nas redes de computador, sobretudo em documentários disponibilizados em plataformas digitais. Discutiremos algumas das representações de Haile Selassié em documentários produzidos na Etiópia, Jamaica e Brasil que tentem, de alguma forma, remontar, criar ou mesmo recriar o imaginário acerca do último imperador da Etiópia. Desta maneira, discutiremos ainda como Selassié ou Ras Tafári foi sendo representado pelos documentários destes países ao longo dos últimos anos, compreendendo sempre Ras Tafári como um fenômeno translocal, um personagem que pertence a um mundo transcontinental. Assim, através deste trabalho buscamos compreender a construção de representações de Haile Selassié em documentários produzidos na Etiópia, Jamaica e Brasil, respectivamente. Deste modo, para analisar como os materiais audiovisuais, sobretudo através dos documentários e das representações sobre o imperador etíope Haile Selassie nos seus dois períodos de governo na Etiópia (1928-1936 e 1941-1974) faz-se necessário refletir o papel dos documentários como fonte e objeto da História. Selassie, antes da coroação, era conhecido como Tafari Makonen, ou Ras Tafari (Ras que significava duque, príncipe ou cabeça), nome que influenciou o movimento e a religiosidade jamaicana dos Rastafari, seu legado reverbera ainda hoje na cultura pop, haja vista que sua imagem ficou fortemente atrelada a este movimento devido à rápida expansão e popularização do reggae jamaicano a partir dos anos de 1960 e 1970. Pensar as noções e visões sobre Hailé Selassié em documentários é, também, pensar diferentes lugares de memória de um líder multifacetado, cuja história e trajetória foi tomada de diferentes maneiras ao longo dos tempos. Tafari pode ser entendido como um símbolo da resistência africana contra o colonialismo europeu quando pensamos em sua trajetória no enfrentamento da invasão à Etiópia pela Itália de Mussolini, mas também como um líder tirânico que reprime com mãos de ferro os opositores de seu governo a partir dos anos de 1960.
Resumo: In this work, we will seek to understand the place(s) of Haile Selassie, the last Emperor of Ethiopia, and how this figure has been understood and portrayed throughout the 20th and 21st centuries in computer networks, especially in documentaries available on digital platforms. We will discuss some of the representations of Haile Selassie in documentaries produced in Ethiopia, Jamaica, and Brazil that attempt, in some way, to reconstruct, create, or even recreate the imagery surrounding the last Emperor of Ethiopia. In this way, we will also discuss how Selassie or Ras Tafari has been represented in documentaries from these countries in recent years, always understanding Ras Tafari as a translocal phenomenon, a character belonging to the transcontinental world. Therefore, through this work, we seek to understand the construction of representations of Haile Selassie in documentaries produced in Ethiopia, Jamaica, and Brazil, respectively. To analyze how audiovisual materials, especially documentaries and representations of the Ethiopian Emperor Haile Selassie during his two periods of government in Ethiopia (1928-1936 and 1941-1974), it is necessary to reflect on the role of documentaries as a source and object of History. Selassie, before his coronation, was known as Tafari Makonen or Ras Tafari (Ras meaning duke, prince, or head), a name that influenced the Jamaican Rastafari movement and religiosity. His legacy still resonates today in pop culture, as his image became strongly associated with this movement due to the rapid expansion and popularization of Jamaican reggae in the 1960s and 1970s. Thinking about the notions and perspectives on Haile Selassie in documentaries also means considering different places of memory for a multifaceted leader whose history and trajectory have been interpreted in various ways over time. Tafari can be understood as a symbol of African resistance against European colonialism when we think about his role in confronting Italy's invasion of Ethiopia under Mussolini, but also as a tyrannical leader who ruthlessly repressed opponents of his government from the 1960s onwards.
Palavras-chave: Hailé Selassié - Ras Tafári
Documentários
Documentários - Etiópia
Documentários - Jamaica
Documentários - Brasil
Imperador da Etiópia
Mundo transcontinental
Reggae jamaicano
África
Atlântico negro
Hailé Selassié - Ras Tafári
Documentaries
Documentaries - Ethiopia
Documentaries - Jamaica
Documentaries - Brazil
Emperor of Ethiopia
Transcontinental world
Jamaican reggae
África
Black Atlantic
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações

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