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dc.contributor.authorAbreu, Larissa Rachel Ribeiro de-
dc.date.accessioned2017-11-20T14:54:35Z-
dc.date.available2017-11-20T14:54:35Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/51-
dc.description118 f. Dissertação (Mestrado Curso de História, Ensino e Narrativas) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2016. Orientador: Pof. Dr. José Henrique de Paula Borralho.-
dc.description.abstractAs instituições museológicas compõem parte importante do patrimônio cultural de uma cidade, sendo, portanto, instituições de reconhecido caráter pedagógico. Entretanto, há um certo descaso nesse sentido, pois são considerados apenas lugares de passeio e de fuga da rotina escolar, quando possuem um caráter de lugar de memória e de promoção de conhecimento. Assim, deveriam ser vistos como locais de experiências subjetivas. Para se entender a importância dos museus, é preciso criar práticas pedagógicas para que tais instituições se tornem um mecanismo de auxílio à educação. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo entender e refletir sobre a relação entre museus de história e cultura popular de São Luís e as escolas, estabelecendo-se ações que visem aproximar tais instituições. Através da metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, com análise qualitativa e baseada também na percepção advinda da observação in loco, descobre-se que a instituição museal pode ser um espaço diferenciado e percebido como educativo, na medida em que contribui para o enriquecimento do processo cognitivo de quem visita. Portanto, percebe-se que o museu é importante por possibilitar diálogos que se inserem no âmbito educacional, favorecendo, dessa forma, sua valorização. São feitas algumas sugestões pedagógicas como possibilidades a serem aproveitadas pelos museus da cidade como atrativo para o público que pretende obter conhecimento, estimulando, assim, uma reflexão sobre a importância do patrimônio. As ações pedagógicas propostas neste estudo levam em consideração aspectos físicos, materiais, econômicos, políticos, de calendário, dentre outros que determinam as condições de aplicação das atividades museais, sempre respeitando os elementos particulares de cada instituição em que a proposta pode ser aplicadapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.subjectProposta Pedagógicapt_BR
dc.subjectSão Luíspt_BR
dc.titlePela "imortalidade" dos objetos: uma proposta pedagógica para os museus de São Luíspt_BR
dc.typedissertationpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

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