Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5199
Título: | Contação de histórias como ferramenta didático-pedagógica na Educação Infantil |
Título(s) alternativo(s): | Storytelling as a didactic-pedagogical tool in early Childhood Education |
Autor(es): | Viana, Debora Lopes |
Orientador: | Silva, Gioconda Soares de Araújo |
Membro da Banca: | Martins, Francimeire Sousa |
Membro da Banca: | Santos, Carlos Andre Souza dos |
Data do documento: | 2025-02-06 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar a contação de histórias como ferramenta didático-pedagógica na educação infantil. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e descritiva, baseada em revisão bibliográfica de autores como Abramovich (2009), Bettelheim (1997) e Bussato (2003); Coelho (2002); Galvão (1995); Ferreira (2023), Guisso (2020); Papalia, Olds e Feldman (2006); Tahan (1996); Villardi (1997); Wallon (2007), além da análise de documentos normativos da educação infantil, como a BNCC e os PCN´s. Os principais resultados evidenciaram que a Contação de Histórias é uma ferramenta pedagógica essencial na Educação Infantil, além de estimular a imaginação, amplia o vocabulário, favorece a socialização e contribui para a construção do pensamento crítico. O estudo também aponta que o professor desempenha um papel fundamental ao planejar e conduzir essa prática de forma lúdica e envolvente. Conclui-se que a Contação de Histórias é uma estratégia eficaz para promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças e incentivando o hábito da leitura, tornando o processo de aprendizagem mais significativo. Assim, o estudo reforça a necessidade de incentivar essa prática nas escolas, visando ao aprimoramento das habilidades linguísticas e emocionais das crianças. |
Resumo: | This study aimed to analyze Storytelling as a Didactic-pedagogical Tool in Early Childhood Education. The research adopted a qualitative and descriptive approach, based on a bibliographic review of authors such as Abramovich (2009), Bettelheim (1997) e Bussato (2003); Coelho (2002); Galvão (1995); Ferreira (2023), Guisso (2020); Papalia, Olds e Feldman (2006); Tahan (1996); Villardi (1997); Wallon (2007), in addition to the analysis of normative documents for early childhood education, such as the BNCC and the PCNs. The main results showed that Storytelling is an essential pedagogical tool in Early Childhood Education, in addition to stimulating imagination, expanding vocabulary, favoring socialization and contributing to the development of critical thinking. The study also points out that the teacher plays a fundamental role in planning and conducting this practice in a playful and engaging way. It is concluded that Storytelling is an effective strategy to promote the cognitive, emotional and social development of children and encourages the habit of reading, making the learning process more meaningful. Thus, the study reinforces the need to encourage this practice in schools, aiming at improving children's linguistic and emotional skills. |
Palavras-chave: | Contação de história Contação de história Educação Infantil Ensino – aprendizagem Ferramenta Desenvolvimento cognitivo Leitura Storytelling Didactic-Pedagogical Early Childhood Education Teaching-Learning Tool Cognitive Development Reading |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CESB UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - DEBORA LOPES VIANA - PEDAGOGIA LICENCIATURA – CECEN CAMPUS BACABAL UEMA 2024-otimizado_1.pdf | PDF A | 765.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.