Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5199
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Viana, Debora Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-17T19:44:17Z | - |
dc.date.available | 2025-07-17 | - |
dc.date.available | 2025-07-17T19:44:17Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-06 | - |
dc.identifier.citation | VIANA, Debora Lopes. Contação de histórias como ferramenta didático-pedagógica na educação infantil. 2025. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Pedagogia Licenciatura) - Centro de Estudos Superiores de Bacabal, Universidade Estadual do Maranhão, Bacabal - MA, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5199 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5199 | - |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze Storytelling as a Didactic-pedagogical Tool in Early Childhood Education. The research adopted a qualitative and descriptive approach, based on a bibliographic review of authors such as Abramovich (2009), Bettelheim (1997) e Bussato (2003); Coelho (2002); Galvão (1995); Ferreira (2023), Guisso (2020); Papalia, Olds e Feldman (2006); Tahan (1996); Villardi (1997); Wallon (2007), in addition to the analysis of normative documents for early childhood education, such as the BNCC and the PCNs. The main results showed that Storytelling is an essential pedagogical tool in Early Childhood Education, in addition to stimulating imagination, expanding vocabulary, favoring socialization and contributing to the development of critical thinking. The study also points out that the teacher plays a fundamental role in planning and conducting this practice in a playful and engaging way. It is concluded that Storytelling is an effective strategy to promote the cognitive, emotional and social development of children and encourages the habit of reading, making the learning process more meaningful. Thus, the study reinforces the need to encourage this practice in schools, aiming at improving children's linguistic and emotional skills. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Contação de história | pt_BR |
dc.subject | Contação de história | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino – aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ferramenta | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Storytelling | pt_BR |
dc.subject | Didactic-Pedagogical | pt_BR |
dc.subject | Early Childhood Education | pt_BR |
dc.subject | Teaching-Learning | pt_BR |
dc.subject | Tool | pt_BR |
dc.subject | Cognitive Development | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.title | Contação de histórias como ferramenta didático-pedagógica na Educação Infantil | pt_BR |
dc.title.alternative | Storytelling as a didactic-pedagogical tool in early Childhood Education | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | VIANA, D. L. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4797208053380507 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Gioconda Soares de Araújo | - |
dc.contributor.advisor1ID | SILVA, G. S. A. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4371599209253353 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martins, Francimeire Sousa | - |
dc.contributor.referee1ID | MARTINS, F. S. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8295196132423533 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Carlos Andre Souza dos | - |
dc.contributor.referee2ID | SANTOS, C. A. S. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1172203322730775 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo analisar a contação de histórias como ferramenta didático-pedagógica na educação infantil. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e descritiva, baseada em revisão bibliográfica de autores como Abramovich (2009), Bettelheim (1997) e Bussato (2003); Coelho (2002); Galvão (1995); Ferreira (2023), Guisso (2020); Papalia, Olds e Feldman (2006); Tahan (1996); Villardi (1997); Wallon (2007), além da análise de documentos normativos da educação infantil, como a BNCC e os PCN´s. Os principais resultados evidenciaram que a Contação de Histórias é uma ferramenta pedagógica essencial na Educação Infantil, além de estimular a imaginação, amplia o vocabulário, favorece a socialização e contribui para a construção do pensamento crítico. O estudo também aponta que o professor desempenha um papel fundamental ao planejar e conduzir essa prática de forma lúdica e envolvente. Conclui-se que a Contação de Histórias é uma estratégia eficaz para promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças e incentivando o hábito da leitura, tornando o processo de aprendizagem mais significativo. Assim, o estudo reforça a necessidade de incentivar essa prática nas escolas, visando ao aprimoramento das habilidades linguísticas e emocionais das crianças. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bacabal | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CESB UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - DEBORA LOPES VIANA - PEDAGOGIA LICENCIATURA – CECEN CAMPUS BACABAL UEMA 2024-otimizado_1.pdf | PDF A | 765.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.