Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5199
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorViana, Debora Lopes-
dc.date.accessioned2025-07-17T19:44:17Z-
dc.date.available2025-07-17-
dc.date.available2025-07-17T19:44:17Z-
dc.date.issued2025-02-06-
dc.identifier.citationVIANA, Debora Lopes. Contação de histórias como ferramenta didático-pedagógica na educação infantil. 2025. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Pedagogia Licenciatura) - Centro de Estudos Superiores de Bacabal, Universidade Estadual do Maranhão, Bacabal - MA, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5199pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5199-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze Storytelling as a Didactic-pedagogical Tool in Early Childhood Education. The research adopted a qualitative and descriptive approach, based on a bibliographic review of authors such as Abramovich (2009), Bettelheim (1997) e Bussato (2003); Coelho (2002); Galvão (1995); Ferreira (2023), Guisso (2020); Papalia, Olds e Feldman (2006); Tahan (1996); Villardi (1997); Wallon (2007), in addition to the analysis of normative documents for early childhood education, such as the BNCC and the PCNs. The main results showed that Storytelling is an essential pedagogical tool in Early Childhood Education, in addition to stimulating imagination, expanding vocabulary, favoring socialization and contributing to the development of critical thinking. The study also points out that the teacher plays a fundamental role in planning and conducting this practice in a playful and engaging way. It is concluded that Storytelling is an effective strategy to promote the cognitive, emotional and social development of children and encourages the habit of reading, making the learning process more meaningful. Thus, the study reinforces the need to encourage this practice in schools, aiming at improving children's linguistic and emotional skills.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino – aprendizagempt_BR
dc.subjectFerramentapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectDidactic-Pedagogicalpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectTeaching-Learningpt_BR
dc.subjectToolpt_BR
dc.subjectCognitive Developmentpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.titleContação de histórias como ferramenta didático-pedagógica na Educação Infantilpt_BR
dc.title.alternativeStorytelling as a didactic-pedagogical tool in early Childhood Educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDVIANA, D. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4797208053380507pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Gioconda Soares de Araújo-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, G. S. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4371599209253353pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Francimeire Sousa-
dc.contributor.referee1IDMARTINS, F. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8295196132423533pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Carlos Andre Souza dos-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, C. A. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1172203322730775pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar a contação de histórias como ferramenta didático-pedagógica na educação infantil. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e descritiva, baseada em revisão bibliográfica de autores como Abramovich (2009), Bettelheim (1997) e Bussato (2003); Coelho (2002); Galvão (1995); Ferreira (2023), Guisso (2020); Papalia, Olds e Feldman (2006); Tahan (1996); Villardi (1997); Wallon (2007), além da análise de documentos normativos da educação infantil, como a BNCC e os PCN´s. Os principais resultados evidenciaram que a Contação de Histórias é uma ferramenta pedagógica essencial na Educação Infantil, além de estimular a imaginação, amplia o vocabulário, favorece a socialização e contribui para a construção do pensamento crítico. O estudo também aponta que o professor desempenha um papel fundamental ao planejar e conduzir essa prática de forma lúdica e envolvente. Conclui-se que a Contação de Histórias é uma estratégia eficaz para promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças e incentivando o hábito da leitura, tornando o processo de aprendizagem mais significativo. Assim, o estudo reforça a necessidade de incentivar essa prática nas escolas, visando ao aprimoramento das habilidades linguísticas e emocionais das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bacabalpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DEBORA LOPES VIANA - PEDAGOGIA LICENCIATURA – CECEN CAMPUS BACABAL UEMA 2024-otimizado_1.pdfPDF A765.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.