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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5169
Título: | Projeto de embarcação escolar |
Título(s) alternativo(s): | School vessel project |
Autor(es): | Sales Filho, Marne de Miranda |
Orientador: | Pereira, Flávio Nunes |
Membro da Banca: | Sousa Filho, Lourival Matos de |
Membro da Banca: | Paixão, Louryval Coelho |
Data do documento: | 2015-12-23 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo de projetar uma embarcação escolar. O projeto consiste na definição das dimensões e geometria do casco, de modo que a embarcação tenha o mínimo calado (é a designação dada à profundidade a que se encontra o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação, em relação à linha d'água superfície da água) possível. A cabine foi projetada para atender alunos com deficiências físicas e visuais, ou mobilidade reduzida. Foi pré-definido que a embarcação deve atender uma demanda de 22 passageiros, 1 guarda corpo para cadeira de rodas com um assento para o acompanhante, além de um assento para o piloto da embarcação. A cabine para atender tal demanda, possui área de 17,5 m² (3,5m x 5 m). A geometria definida foi a de semi-deslocamento em “V” em fibra de vidro. E então com análises em outras embarcações já existentes no mercado, definiu-se que cada casco possui 9 metros de comprimento e 1,5 metros de boca máxima. O valor encontrado do volume máximo deslocado pela embarcação é de 4,618 m³, a partir desse valor com o auxílio do AUTODESK INVENTOR PROFESSIONAL foi possível encontrar o valor do calado mínimo de 0,38 m. Então foi possível determinar a potência efetiva necessária para operação nas condições determinadas que é de 40 HP. Os coeficientes de forma encontrados serviram como base para concluir e comparar os resultados obtidos com demais embarcações. |
Resumo: | This work aims to design a school boat. The project consists in the definition of the dimensions and geometry of the hull, so that the vessel has a minimum draft (is the name given to the depth to which it is the lowest point of the keel of a vessel with respect to the waterline surface water) possible. The cabin is designed to meet students with physical and visual disabilities or reduced mobility. It was predetermined that the vessel must meet a 22 passenger demand, 1 body guard for wheelchair with a seat for the passenger, and a seat for the pilot of the vessel. The cabin to meet such demand, has an area of 17.5 m² (3.5 m x 5 m). The geometry is set for semi-displacement "V" fiberglass. And then analyzes with other boats already on the market, it was decided that each hull has 9 meters long and 1.5 meters maximum mouth. The value found the maximum volume displaced by the vessel is 4,618 cubic meters, from this value with the help of AUTODESK INVENTOR PROFESSIONAL was possible to find the value of the minimum draft of 0.38 m. So it was possible to determine the actual power required to operate in certain conditions is 40 HP. The shape coefficients found served as the basis to complete and compare the results obtained with other vessels |
Palavras-chave: | Geometra Acessibilidade Volume deslocado pela carena Calado mínimo Propulsão Coeficientes de bloco Comparação Geometry Accessibility Volume displaced by the hull Minimum draft Propulsion Block coefficients Comparison |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias |
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TCC - MARNE DE MIRANDA SALES FILHO - BEL. EM ENG.MECÂNICA - CCT UEMA 2015.pdf | PDF A | 973.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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