Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5148
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Costa Melo, Patrick Rômulo da | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-10T19:04:40Z | - |
dc.date.available | 2025-07-10 | - |
dc.date.available | 2025-07-10T19:04:40Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Patrick Rômulo da Costa. Analise de causas de cavitação e proposta de melhoria em bombas da CAEMA Sacavém. 2015. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 2015. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5148 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5148 | - |
dc.description.abstract | This work presents a way of making the study of the causes of cavitation in the gas station of CAEMA SACAVÉM. this monograph is discusses a bit about the characteristics of pump designs. It also discusses some internal recirculation or recirculation or the entrance of gases in liquids, whose symptoms are very similar to cavitation. However, the solutions of these problems are very different. Finally, we have the geometry of pipes and its influence. And to complete the project, it has produced a scheme to upgrade the system to try to prevent cavitation the fullest and save on costs | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Causas da Cavitação | pt_BR |
dc.subject | Melhoramento do sistema | pt_BR |
dc.subject | Geometria do material das tubulações | pt_BR |
dc.subject | Geometry of the pipes material | pt_BR |
dc.subject | Causes of Cavitation | pt_BR |
dc.subject | System upgrade | pt_BR |
dc.title | Analise de causas de cavitação e proposta de melhoria em bombas da CAEMA Sacavem | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of cavitation causes and proposed improvements to pumps at CAEMA Sacavem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4517783174895216 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Fernando Lima de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7801103802924540 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paixão, Louryval Coelho | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-7241-1800 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8697027182338512 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Martins, Paulino Cutrim | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9891343223401498 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os problemas de cavitação são frequentes em sistemas hidráulicos, principalmente em bombas. A grande quantidade de instalações com problemas relacionados à cavitação é grave, chega no total de vinte sete e podem danificar mecanicamente a bomba. Esses problemas relacionados à cavitação podem diminuir a vida útil da bomba de forma significativa. O trabalho trata de um estudo das causas da cavitação em bombas de abastecimento da CAEMA SACAVÉM. Na presente monografia são abordadas algumas características da cavitação. Trata-se também um pouco sobre recirculação interna ou da entrada de gases no líquido, cujas características são bastante semelhantes aos da cavitação. Entretanto, as soluções desses problemas são bem distintas. Finalmente, é retratada a geometria das tubulações e em que vem a influenciar e também um esquema para o melhoramento do sistema, a fim de tentar minimizar a cavitação, ao máximo | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Mecânica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - PATRICK RÔMULO DA COSTA MELO - BEL.EM ENG.MECÂNICA - CCT UEMA 2015.pdf | PDF A | 1.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.