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dc.creatorFilho, Pedro Batalha Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-07-10T18:43:08Z-
dc.date.available2025-07-10-
dc.date.available2025-07-10T18:43:08Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationGONÇALVES FILHO, Pedro Batalha. Estudo experimental das forças de arrasto em barcos de escala reduzida. 2015. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 2015. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5147pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5147-
dc.description.abstractThis work has the goal to present a resulting experimental study of comparison between drag forces from the geometry variation in floating bodies. In this case, the floating bodies shown are two boats of different geometry. It was developed and made an instrument of measuring to gauge the drag force in low scale boats and of low cost compared to other experimental methods. The boats, in thesis, have the same weight. However, the dispose varying dimensions. The A model boat is thinner, while the B model is blunter. From the zero speed to about 0,6 meters per second (m/s), the B boat had lower values of drag force when submitted to the same speed. To speeds between 0,6 m/s to 0,8 m/s, the A boat had lower values of friction in comparison to the B boat. In the results analysis, it9s possible to realize that, while the A boat had higher values of the wave drag component, the B boat had higher values of pressure drag force and to viscous drag forcept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArrastopt_BR
dc.subjectComparaçãopt_BR
dc.subjectCorpos flutuantespt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectArrasto de ondapt_BR
dc.subjectComparisonpt_BR
dc.subjectFloating bodiespt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectWave dragpt_BR
dc.subjectDrag forcept_BR
dc.titleEstudo experimental das forças de arrasto em barcos de escala reduzidapt_BR
dc.title.alternativeExperimental study of drag forces on reduced-scale boats.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3229347969473952pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Fernando Lima de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7801103802924540pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa Filho, Lourival Matos de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0517-3723pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9933591523216501pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Paulino Cutrim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9891343223401498pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem a finalidade de apresentar um estudo experimental resultante da comparação das forças de arrasto a partir da variação da geometria em corpos flutuantes. Neste caso, os corpos flutuantes aqui são dois barcos de geometria diferentes. Foi desenvolvido e confeccionado um instrumento de medição para aferir a força de arrasto nos barcos de pequena escala e de custo pequeno comparado com outros métodos experimentais. Os barcos, em teste, possuem mesmas massas, porém, dispõe de dimensões variantes. O barco de modelo A é mais esbelto, enquanto o de modelo B é mais robusto. Partindo da velocidade nula até aproximadamente 0,6m/s, o barco B, obteve menores valores de força de arrasto quando submetido a mesma velocidade. Para velocidades entre 0,6m/s até 0,8m/s, o barco A obteve menores valores de força de atrito em relação ao barco B. Na análise dos resultados percebeu-se que enquanto o barco A possuia maiores valores da componente de arrasto de onda e o barco B possuía maiores valores para o arrasto de pressão e para o arrasto viscosopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

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