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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5147
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Filho, Pedro Batalha Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-10T18:43:08Z | - |
dc.date.available | 2025-07-10 | - |
dc.date.available | 2025-07-10T18:43:08Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES FILHO, Pedro Batalha. Estudo experimental das forças de arrasto em barcos de escala reduzida. 2015. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 2015. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5147 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5147 | - |
dc.description.abstract | This work has the goal to present a resulting experimental study of comparison between drag forces from the geometry variation in floating bodies. In this case, the floating bodies shown are two boats of different geometry. It was developed and made an instrument of measuring to gauge the drag force in low scale boats and of low cost compared to other experimental methods. The boats, in thesis, have the same weight. However, the dispose varying dimensions. The A model boat is thinner, while the B model is blunter. From the zero speed to about 0,6 meters per second (m/s), the B boat had lower values of drag force when submitted to the same speed. To speeds between 0,6 m/s to 0,8 m/s, the A boat had lower values of friction in comparison to the B boat. In the results analysis, it9s possible to realize that, while the A boat had higher values of the wave drag component, the B boat had higher values of pressure drag force and to viscous drag force | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arrasto | pt_BR |
dc.subject | Comparação | pt_BR |
dc.subject | Corpos flutuantes | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Arrasto de onda | pt_BR |
dc.subject | Comparison | pt_BR |
dc.subject | Floating bodies | pt_BR |
dc.subject | Geometry | pt_BR |
dc.subject | Wave drag | pt_BR |
dc.subject | Drag force | pt_BR |
dc.title | Estudo experimental das forças de arrasto em barcos de escala reduzida | pt_BR |
dc.title.alternative | Experimental study of drag forces on reduced-scale boats. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3229347969473952 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Fernando Lima de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7801103802924540 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sousa Filho, Lourival Matos de | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-0517-3723 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9933591523216501 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Martins, Paulino Cutrim | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9891343223401498 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem a finalidade de apresentar um estudo experimental resultante da comparação das forças de arrasto a partir da variação da geometria em corpos flutuantes. Neste caso, os corpos flutuantes aqui são dois barcos de geometria diferentes. Foi desenvolvido e confeccionado um instrumento de medição para aferir a força de arrasto nos barcos de pequena escala e de custo pequeno comparado com outros métodos experimentais. Os barcos, em teste, possuem mesmas massas, porém, dispõe de dimensões variantes. O barco de modelo A é mais esbelto, enquanto o de modelo B é mais robusto. Partindo da velocidade nula até aproximadamente 0,6m/s, o barco B, obteve menores valores de força de arrasto quando submetido a mesma velocidade. Para velocidades entre 0,6m/s até 0,8m/s, o barco A obteve menores valores de força de atrito em relação ao barco B. Na análise dos resultados percebeu-se que enquanto o barco A possuia maiores valores da componente de arrasto de onda e o barco B possuía maiores valores para o arrasto de pressão e para o arrasto viscoso | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Mecânica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - PEDRO BATALHA GONÇALVES FILHO - BEL. EM ENG.MECÂNICA - CCT UEMA 2015.pdf | PDF A | 1.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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