Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5129
Título: O Ensino de História sobre as organizações contrárias à Ditadura Civil Militar brasileira a luz das obras de militantes e militares (1968-1975)
Título(s) alternativo(s): Teaching History about organizations opposed to the Brazilian Civil Military Dictatorship in light of the works of militants and military personnel (1968-1975)
Autor(es): Alves, Herik Eduardo Sousa
Orientador: Chaves, Monica Piccolo Almeida
Membro da Banca: Andrade, Juliana Alves de
Membro da Banca: Friderichs, Lidiane Elizabete
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho discute o ensino de história sobre as organizações contrárias à ditadura civil-militar brasileira sob perspectiva do que foi escrito e discutido dentro da historiografia sobre o tema e da ótica dos militares sobre essas organizações, o discurso dos militares sobre essas organizações assim como temas relacionados ao período da ditadura civil-militar (1964 1985) foi tratado em sua maioria através do viés negacionista, isto é, não consideram as versões da historiografia sobre o período, portanto, partiu-se primeiramente da discussões referentes ao revisionismo e ao negacionismo sobre o regime. O livro didático é peça fundamental ao se tratar de ensino de história em sala de aula, diante disso, analisou os livros didáticos Ciências Humanas: Política, Conflitos e Cidadania e A Conquista da História com o objetivo de fazer o levantamento de como esses didáticos tratam o período da ditadura e as organizações que resistiram ao Terrorismo de Estado, a partir da análise foi possível estabelecer os principais conteúdos omitidos e confirmar que essas organizações tem pouco espaço ou quase nenhum nesses didáticos. Para fins de recorte documental, usou-se como parâmetro a distribuição desses livros didáticos no Maranhão, portanto, esses livros foram e serão utilizados em grande parte das escolas no Estado no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Por fim, debateu-se a historiografia das principais organizações contrárias à ditadura que atuaram entre 1968-1972 que teve como principais fontes os livros A VPR 3 Uma Vanguarda Popular Revolucionária (2021) e o Orvil (2012), a primeira colaborou para a perspectiva interpessoal dos militantes e seus debates teóricos e práticos e a segunda proporcionou o contato com o tratamento interno que os militares davam às essas organizações.
Resumo: The study presented here is a discussion about the organizations that opposed the Brazilian civil-military dictatorship and how they are portrayed in History Teaching, under the perspective of the historiography on what has been written and discussed and the military point of view. The branches of the military saw these organizations and similar topics regarding the dictatorship between 1964 to 1985 as a threat, dealing with them on a negationist level and not considering the academic work provided, therefore, our first action was to understand these discussions of the negationism and revisionism of the regime. The schoolbook is a fundamental piece of the puzzle when it comes to evaluate the teaching of History in the classroom, and due to its influence, we analyzed the following books Ciências Humanas: Política, Conflitos e Cidadania and A Conquista da História, with our main objective being to understand how they present the dictatorial period and the organizations which resisted the oppression, which later revelated the main topics omitted and also confirmed a systematic erasure of their existence. To better illustrate our main hypothesis, we researched the distribution of both schoolbooks on the schools in the state of Maranhão, something that proved they were and are still used in a great number of educational institutions. Finally, a historiographic debate about the main organizations was held, and the main sources of information were the books A VPR 3 Uma Vanguarda Popular Revolucionária (2021) and the Orvil (2012). The first provided an interpersonal perspective of its members and their theorical discussions, and the second led to an understanding of the internal treatment the military reserved to these organizations.
Palavras-chave: Ditadura Civil-Militar
Organizações Contrárias à Ditadura
Ensino de História
Livro Didático
Schoolbook
Civil-Military Dictatorship
Organizations opposed to the Dictatorship
Teaching History
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - HERIK EDUARDO SOUSA ALVES - PPGHIST CECEN UEMA 2024.pdfPDF/A3.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.