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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5126
Título: | Educação cidadã no chão da escola: os direitos e garantias fundamentais da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 como conteúdo escolar na educação básica |
Autor(es): | Oliveira, Gerhard Berg Araújo |
Orientador: | Abreu, Eloy Barbosa de |
Membro da Banca: | Cirino, Raissa Gabrielle Vieira |
Membro da Banca: | Morais, Georgyanna Andréa Silva |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este trabalho aborda a importância do ensino, na Educação Básica, dos Direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988, através da utilização de um material instrucional voltado para os docentes. Inicialmente faz-se um passeio pelo histórico das constituições desde a de 1824 até a Constituição do Regime Militar de 1967, observando como aos poucos foram sendo construídos os direitos a dignidade humana que temos hoje. Apresentamos ainda o conceito de Constituição e Constitucionalismo. Logo após, fala-se do conceito de Cidadania, seu emergir e seus desdobramentos na sociedade brasileira, através de uma análise crítica. Ainda é abordado como o estudo, no Ensino Básico, dos Direitos e garantias fundamentais, é significativo para consolidação da cidadania, que ainda não é universal no Brasil. Por fim, é apresentado um produto educacional em formato de material instrucional para os docentes, nele além da conceituação de cidadania, também é feita uma síntese sobre as Constituições brasileiras, porém, o foco do material é a pormenorização de alguns dos Direitos e garantias fundamentais presentes na Carta Magna brasileira, com explicações, exemplificações e de que maneira o docente poderá aplicar o conhecimento na prática. |
Resumo: | This work addresses the importance of teaching in Basic Education the fundamental Rights and guarantees provided for in the Federal Constitution of 1988, through the use of instructional material aimed at teachers. Initially, we take a look at the history of constitutions from 1824 to the Constitution of the Military Regime of 1967, observing how little by little the rights to human dignity that we have today were built. We also present the concept of Constitution and Constitutionalism. Soon after, we talk about the concept of Citizenship, its emergence and its consequences in Brazilian society, through a critical analysis. It is also discussed how the study, in Basic Education, of Fundamental Rights and Guarantees, is significant for consolidating citizenship, which is not yet universal in Brazil. Finally, an educational product will be presented in the format of instructional material for teachers. In addition to the concept of citizenship, a summary of the Brazilian Constitutions is also made, however, the focus of the material is the detailing of some of the fundamental rights and guarantees. present in the Brazilian Constitution, with explanations, exemplifications and how the teacher can apply knowledge in practice. |
Palavras-chave: | Ensino de História Cidadania Direitos e Garantias Fundamentais Constituição Federal de 1988 Material instrucional Educação básica Constitucionalismo Carta Magna brasileira História constitucional brasileira Educação - cidadania Constituição da Mandioca Constituição dos Estados Unidos do Brazil Constituição de 1934 Constituição de 1937 - a Polaca Constituição de 1946 Constituição de 1967 History Teaching Citizenship Fundamental Rights and Guarantees Federal Constitution of 1988 Instructional material Basic education Constitutionalism Brazilian Magna Carta Brazilian constitutional history Education - citizenship Cassava Constitution Constitution of the United States of Brazil Constitution of 1934 Constitution of 1937 Constitution of 1946 Constitution of 1967 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações |
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DISSERTAÇÃO - GERHARD BERG ARAÚJO OLIVEIRA - PPGHIST CECEN UEMA 2024.pdf | PDF A | 353.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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