Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5124
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Jovania Amaral de-
dc.date.accessioned2025-07-07T12:52:33Z-
dc.date.available2025-07-07-
dc.date.available2025-07-07T12:52:33Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jovania Amaral de. Gerontagogia intergeracional e sua relevância para a pessoa idosa: um estudo de caso na Universidade Aberta Intergeracional – UNABI. 2019. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5124pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5124-
dc.description.abstractThe population of elderly people has raised at national and worldwide, nowadays the elderly people are more capable to bring respect and guarantee its rights in the society. In additional, it believes in the transformer potential of education as the main tool to honor the being human that it defends the necessity of elderly people have access an adaptive and quality education. Therefore, this present search though UNABI has the objective to analyze the intergenerational gerontology and the impacts which it can promote in the life of elderly people. For purpose of achievement, it traces here the educational trajectory proceeded by the elderly people in Brazil to point out the struggles and reached accomplishment until today, it also scans the right of the people who own a way to give more consistency to the raised arguments, proving that the educational for the elderly people are not simply a benefit, but it is a right. In this search, it is also clarified the meaning from gerontology to intergenerationally and the benefits of agreement these two areas might cause in the life of elderly people, it was made all a path to demystify the negative stereotypes linked to the aging process and elderly person. The main theorists who base in this search are: Barros (2007), Cachioni (2003), Corrêa; Fernandes (2017), Freire (1997), Serra (2015). The inquiry has a reference to feature the study of case, as result of data base obtained by examination and application of structured interview with students of Aberta Intergradational university - UNABI, through a research upon a similar thematic was held in 2016. Along collected data, it concludes that is much important to elderly person has an appropriated education of quality who respects its specificities and evaluate all kind of cultural knowledge and the background what they keep, in other wordspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGerontagogiapt_BR
dc.subjectIntergeracionalidadept_BR
dc.subjectPessoa idosapt_BR
dc.subjectGerontologypt_BR
dc.subjectIntergenerationalitypt_BR
dc.subjectElderly personpt_BR
dc.titleGerontagogia intergeracional e sua relevância para a pessoa idosa: um estudo de caso na Universidade Aberta Intergeracional – UNABIpt_BR
dc.title.alternativeIntergenerational gerontagogy and its relevance for the elderly: a case study at the Intergenerational Open University – UNABIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Coelho, Washington Luís Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0584863789498737pt_BR
dc.contributor.referee1Torres, Antônia Márcia Sousa-
dc.contributor.referee2Rocha, Lívia Janine Leda Fonseca-
dc.description.resumoA população de pessoas idosas tem aumentado a nível nacional e mundial, além de estarem atualmente cada vez mais ativas, buscando respeito, garantia dos direitos e participação na sociedade. Pautado nisso, e acreditando no potencial transformador da educação como principal ferramenta para dignificar o ser humano, defende-se a necessidade de que a pessoa idosa tenha acesso a uma educação adaptada e de qualidade. Portanto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar, por meio da UNABI, a gerontagogia intergeracional e os impactos que ela promove para a vida da pessoa idosa. Para alcançar tal finalidade, traça-se aqui a trajetória educacional percorrida pela pessoa idosa no Brasil, destacando lutas e conquistas alcançadas até hoje; examina-se também os direitos que essas pessoas possuem, como forma de dar mais consistência aos argumentos levantados, provando que a educação para a pessoa idosa não é simplesmente um benefício, mas sim um direito. Nesta pesquisa também é esclarecido os significados de gerontagogia e intergeracionalidade e os benefícios que a junção dessas duas áreas causa na vida da pessoa idosa, faz-se, para tanto, todo esse percurso desmistificando os estereótipos negativos relacionados ao processo de envelhecimento e a pessoa idosa. Para este estudo monográfico foram apropriados os estudos de: Barros (2007), Cachioni (2003), Corrêa; Fernandes (2017), Freire (1997), Serra (2015). O estudo em referência caracteriza-se como um estudo de caso, visto que tem como base dados obtidos por meio de observação e aplicação de entrevista estruturada com alunos da Universidade Aberta Intergeracional – UNABI, por meio de uma pesquisa com temática similar que foi realizada em 2016. Com base nos dados obtidos e estudos realizados, evidenciou-se que é muito importante que a pessoa idosa tenha uma educação adequada e de qualidade que respeite as suas especificidades e que valorize todo seu conhecimentopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JOVANIA AMARAL DE OLIVEIRA - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - CECEN UEMA 2019.pdfPDF A524.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.