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Título: O filme nas aulas de história em escolas públicas de São Luís do Maranhão: entre práticas e desafios
Autor(es): Almeida, José Ribamar Santos de
Data do documento: 2017-04-20
Editor: UEMA
Resumo: A presente pesquisa analisa a utilização de filmes em aulas de História, nas escolas públicas de São Luís do Maranhão, entre os anos de 2015 e 2016. Nesse sentido, perceber qual a formação dos docentes e com quais perspectivas estes utilizam o filme, torna-se essencial a este trabalho, assim como localizar cronologicamente como o filme começou a ser usado como fonte histórica e como ferramenta em sala de aula. Em seguida nos deteremos na coleta de dados, para tal utilizaremos dois métodos: questionários e entrevistas, com vistas a uma pesquisa qualitativa para depreendermos sobre as práticas e os desafios do professor trabalhar com filmes. Dessa forma, dialogaremos com a Lei 13.006/14, que estabelece a exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais de filmes nacionais nas escolas públicas; os Parâmetros Curriculares Nacionais de História (1998), e as Diretrizes Curriculares do Estado do Maranhão (2014). Por fim, apresentaremos um guia de filmes maranhenses com a finalidade de atender aos conteúdos estruturados e que poderá ser utilizado na sala de aula com os alunos
Palavras-chave: Ensino de história
História e cinema
Filmes
Maranhenses
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

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