Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5089
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Barbosa, Lucas Victor Quaresma | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-01T20:21:35Z | - |
dc.date.available | 2025-07-01 | - |
dc.date.available | 2025-07-01T20:21:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Lucas Victor Quaresma. Luta por território e resistência quilombola no Maranhão contemporâneo no cinema de Murilo Santos. 2024. 120f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5089 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5089 | - |
dc.description.abstract | This work aims to analyze aspects of the film Em Busca do Bem Viver by Maranhão filmmaker Murilo Santos, establishing its importance and relevance in representing the context of the struggle for quilombola territories in Contemporary Maranhão and signaling ways of use in the History classroom. In this sense, we established studies on the relationship between cinema and history to understand the social function of documentary cinema. Thus, we aim to establish these studies on cinematographic work on screen, in an interface between Cinema and History teaching, covering possibilities for using documentaries in the classroom, especially for basic education. We observe, in the meantime, the importance of film aesthetics for the construction of History and its transformation, agile as a way of denouncing and raising public awareness through cinematographic language. Thus, the film works as an agent of persuasion, seeking through the concept of Bem Viver to present to the public the ways of life and work of these subjects. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Em busca do bem viver | pt_BR |
dc.subject | Cinema maranhense - Murilo Santos | pt_BR |
dc.subject | Território quilombola - Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Maranhão contemporâneo | pt_BR |
dc.subject | Cinema - Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Documentário - Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | In search of good living | pt_BR |
dc.subject | Maranhão cinema - Murilo Santos | pt_BR |
dc.subject | Quilombola territory - Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Contemporary Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Cinema - Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Documentary - Teaching History | pt_BR |
dc.title | Luta por território e resistência quilombola no Maranhão contemporâneo no cinema de Murilo Santos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | BARBOSA, L. V. Q. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0402992893130473 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Márcia Milena Galdez | - |
dc.contributor.advisor1ID | FERREIRA, M. M. G. | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Viviane de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1ID | BARBOSA, V. O. | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bogéa , Denis Carlos Rodrigues | - |
dc.contributor.referee2ID | BOGÉA, D. C. R. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho visa analisar aspectos do filme Em Busca do Bem Viver do cineasta maranhense Murilo Santos, estabelecendo sua importância e relevância na representação do contexto da luta por territórios quilombolas no Maranhão Contemporâneo e sinalizando para modos de uso na sala de aula de História. Nesse sentido, estabelecemos estudos acerca da relação entre cinema e história para a compreensão da função social do cinema documentário. Assim, visamos estabelecer estes estudos sobre a obra fílmica em tela, em uma interface entre o Cinema e o ensino de História, visando compreender possibilidades de uso do documentário em sala de aula, especialmente para o ensino básico. Observamos, nesse ínterim, a importância da estética do filme para a construção da História e para sua transformação, agindo como uma maneira de denunciar e de conscientizar o público através da linguagem cinematográfica. Assim, o filme funciona como um agente de persuasão, buscando através do conceito de Bem Viver apresentar ao público os modos de vida e trabalho desses sujeitos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História do Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História Regional do Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - LUCAS VICTOR QUARESMA BARBOSA.pdf | PDF A | 2.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.