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Título: Oligarquia Vitorinista (1945-1965): entre presença e ausência no ensino de História do Maranhão
Autor(es): Silva, Kaique Pinho da
Orientador: Santos, Sandra Regina Rodrigues dos
Membro da Banca: Mateus, Yuri Givago Alhadef Sampaio
Membro da Banca: Sousa, Ana Paula Ribeiro de
Data do documento: 2024-08-22
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar como a oligarquia vitorinista é trabalhada em sala de aula, considerando também o Documento Curricular do Território Maranhense sob a perspectiva da História Local. O período alvo de estudo vai de 1945 a 1965, período em que a oligarquia vitorinista permaneceu no poder. Realizou-se uma discussão sobre os principais conceitos, por exemplo, coronelismo, mandonismo e clientelismo e como eles são importantes para compreender as oligarquias e suas práticas. Além de discutirmos sobre os principais conceitos que envolvem a temática, por meio do Documento Curricular do Território Maranhense e da Base Nacional Comum Curricular, foi realizada uma análise da presença e ausência desse conteúdo em sala de aula, nos livros didáticos e qual o papel do professor de História diante dessas situações. As pesquisas foram desenvolvidas a partir de levantamento bibliográfico e posterior aplicação de questionário com alunos e uma professora do Centro de Ensino Santa Teresa no Município de São Luís, Maranhão, o objetivo da aplicação desse questionário foi nos proporcionar melhor entendimento sobre como a temática está sendo abordada na sala de aula. Foi observado que em muitos casos, diante de ausências do conteúdo nos livros didáticos, os professores não se sentem preparados para ministrar aulas sobre a História Local, apesar disso se colocam à disposição para buscar novas fontes e ampliar o conhecimento que deverá ser alvo de intermediação com os alunos. Como contribuição apresentamos possibilidades metodológicas para que o professor possa trabalhar sobre o vitorinismo na sala de aula.
Resumo: The present work aims to analyze how the Victorinist oligarchy is worked in the classroom, also considering the Curriculum Document of the Maranhense Territory from the perspective of Local History. The target period of study ranges from 1945 to 1965, a period in which the Victorinist oligarchy remained in power. A discussion was held on the main concepts, for example, coronelismo, mandonismo and clientelismo and how they are important for understanding oligarchies and their practices. In addition to discussing the main concepts surrounding the theme, through the Maranhense Territory Curriculum Document and the National Common Curricular Base, an analysis was carried out of the presence and absence of this content in the classroom, in textbooks and the role of History teacher faced with these situations. The research was developed based on a bibliographical survey and subsequent application of a questionnaire with students and a teacher from the Santa Teresa Teaching Center in the Municipality of São Luís, Maranhão. The objective of applying this questionnaire was to provide us with a better understanding of how the topic is being addressed in the classroom. It was observed that in many cases, given the absence of content in textbooks, teachers do not feel prepared to teach classes on Local History, despite this, they are available to seek new sources and expand knowledge that should be the subject of intermediation. with the students. As a contribution, we present methodological possibilities so that teachers can work on victorinism in the classroom.
Palavras-chave: Oligarquia vitorinista
Documento Curricular do Território Maranhense
História Local - Maranhão
Coronelismo
Mandonismo
Clientelismo
Base Nacional Comum Curricular
Centro de Ensino Santa Teresa no Município de São Luís
História do Maranhão
Vitorinist oligarchy
Curricular Document of the Maranhão Territory
Local History - Maranhao
Coronelism
Mandonism
Clientelism
Common National Curriculum Base
Santa Teresa Teaching Center in the Municipality of São Luís
History of Maranhao
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

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