Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5086
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Kaique Pinho da-
dc.date.accessioned2025-06-27T17:12:12Z-
dc.date.available2025-06-27-
dc.date.available2025-06-27T17:12:12Z-
dc.date.issued2024-08-22-
dc.identifier.citationSILVA, Kaique Pinho da. Oligarquia Vitorinista (1945-1965): entre presença e ausência no ensino de História do Maranhão. 2024. 74f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5086pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5086-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze how the Victorinist oligarchy is worked in the classroom, also considering the Curriculum Document of the Maranhense Territory from the perspective of Local History. The target period of study ranges from 1945 to 1965, a period in which the Victorinist oligarchy remained in power. A discussion was held on the main concepts, for example, coronelismo, mandonismo and clientelismo and how they are important for understanding oligarchies and their practices. In addition to discussing the main concepts surrounding the theme, through the Maranhense Territory Curriculum Document and the National Common Curricular Base, an analysis was carried out of the presence and absence of this content in the classroom, in textbooks and the role of History teacher faced with these situations. The research was developed based on a bibliographical survey and subsequent application of a questionnaire with students and a teacher from the Santa Teresa Teaching Center in the Municipality of São Luís, Maranhão. The objective of applying this questionnaire was to provide us with a better understanding of how the topic is being addressed in the classroom. It was observed that in many cases, given the absence of content in textbooks, teachers do not feel prepared to teach classes on Local History, despite this, they are available to seek new sources and expand knowledge that should be the subject of intermediation. with the students. As a contribution, we present methodological possibilities so that teachers can work on victorinism in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOligarquia vitorinistapt_BR
dc.subjectDocumento Curricular do Território Maranhensept_BR
dc.subjectHistória Local - Maranhãopt_BR
dc.subjectCoronelismopt_BR
dc.subjectMandonismopt_BR
dc.subjectClientelismopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectCentro de Ensino Santa Teresa no Município de São Luíspt_BR
dc.subjectHistória do Maranhãopt_BR
dc.subjectVitorinist oligarchypt_BR
dc.subjectCurricular Document of the Maranhão Territorypt_BR
dc.subjectLocal History - Maranhaopt_BR
dc.subjectCoronelismpt_BR
dc.subjectMandonismpt_BR
dc.subjectClientelismpt_BR
dc.subjectCommon National Curriculum Basept_BR
dc.subjectSanta Teresa Teaching Center in the Municipality of São Luíspt_BR
dc.subjectHistory of Maranhaopt_BR
dc.titleOligarquia Vitorinista (1945-1965): entre presença e ausência no ensino de História do Maranhãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSILVA, K. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3399501377283727pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Sandra Regina Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9590-8334pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, S. R. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6057206547897855pt_BR
dc.contributor.referee1Mateus, Yuri Givago Alhadef Sampaio-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8913-3966pt_BR
dc.contributor.referee1IDMATEUS, Y. G. A. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1475424753641704pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Ana Paula Ribeiro de-
dc.contributor.referee2IDSOUSA, A. P. R.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6519069509467535pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva analisar como a oligarquia vitorinista é trabalhada em sala de aula, considerando também o Documento Curricular do Território Maranhense sob a perspectiva da História Local. O período alvo de estudo vai de 1945 a 1965, período em que a oligarquia vitorinista permaneceu no poder. Realizou-se uma discussão sobre os principais conceitos, por exemplo, coronelismo, mandonismo e clientelismo e como eles são importantes para compreender as oligarquias e suas práticas. Além de discutirmos sobre os principais conceitos que envolvem a temática, por meio do Documento Curricular do Território Maranhense e da Base Nacional Comum Curricular, foi realizada uma análise da presença e ausência desse conteúdo em sala de aula, nos livros didáticos e qual o papel do professor de História diante dessas situações. As pesquisas foram desenvolvidas a partir de levantamento bibliográfico e posterior aplicação de questionário com alunos e uma professora do Centro de Ensino Santa Teresa no Município de São Luís, Maranhão, o objetivo da aplicação desse questionário foi nos proporcionar melhor entendimento sobre como a temática está sendo abordada na sala de aula. Foi observado que em muitos casos, diante de ausências do conteúdo nos livros didáticos, os professores não se sentem preparados para ministrar aulas sobre a História Local, apesar disso se colocam à disposição para buscar novas fontes e ampliar o conhecimento que deverá ser alvo de intermediação com os alunos. Como contribuição apresentamos possibilidades metodológicas para que o professor possa trabalhar sobre o vitorinismo na sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanospt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqHistória do Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqHistória Regional do Brasilpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - KAIQUE PINHO DA SILVA.pdfPDF A708.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.