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Título: Análise comparativa entre métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis: método do DNIT e método mecanístico-empírico do software SisPavBR
Título(s) alternativo(s): Comparative analysis between flexible pavement design methods: DNIT method and mechanistic-empirical method of the SisPavBR software
Autor(es): Freitas, Thiago José de Oliveira
Orientador: Coelho, Maria Teresinha de Medeiros
Membro da Banca: Sant'Ana, Walter Canales
Membro da Banca: Azevedo, Waldimar Ferreira de
Data do documento: 2016-07-12
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho traz uma comparação entre os dois principais métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis, o método empírico do DNIT e o método mecanístico-empírico. São apresentadas as origens do método empírico, explicando como e em que circunstâncias surgiu a metodologia CBR. Desse ponto, é elaborada uma cronologia do desenvolvimento do método do DNIT desde a década de 1960 até 2006 (última atualização), destacando suas principais características. É tratado também, acerca dos principais materiais existentes para a execução de pavimentos no Brasil. E por fim, é detalhado o método mecanístico-empírico, explicando seus atributos e aplicando-o através do software SisPavBR em estruturas dimensionadas pelo método empírico a fim de constatar as diferenças entre os métodos. Dessa forma, pretende-se contribuir com o processo de mudança no método de dimensionamento de pavimentos flexíveis, que atualmente, em nosso país, se baseia no método empírico
Resumo: This paper presents a comparison between the two official design methods of flexible pavements, the DNIT empirical method and the Mechanistic-empirical method. It shows the origins of the empirical method, explaining how and under which circumstances the CBR methodology arises. From this point, it builds a chronology of the development of DNIT method from the 1960s until 2006 (last update), highlighting its key features; Also describes the most common pavement materials used in Brazil. Finally, elaborates the mechanistic-empirical method, explaining its attributes and applying it through the software SisPavBR in structures designed by the empirical method in order to determine the differences between the methods. Thus, it is intended to contribute with the process of change of the design method of flexible pavements that, currently in our country, is based on the empirical method
Palavras-chave: SisPavBR
Pavimento flexível
Método DNIT
mecanístico-empírico
mechanistic-empirical
Flexible Pavement
SisPavBR
DNIT Method
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias

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