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dc.creatorFreitas, Thiago José de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-06-25T18:01:10Z-
dc.date.available2025-06-25-
dc.date.available2025-06-25T18:01:10Z-
dc.date.issued2016-07-12-
dc.identifier.citationFREITAS, Thiago José de Oliveira.Análise comparativa entre métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis: método do DNIT e método mecanístico-empírico do software SisPavBR. 2016. 122f. Monografia (Curso de Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA - Brasil, 2016. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5059pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5059-
dc.description.abstractThis paper presents a comparison between the two official design methods of flexible pavements, the DNIT empirical method and the Mechanistic-empirical method. It shows the origins of the empirical method, explaining how and under which circumstances the CBR methodology arises. From this point, it builds a chronology of the development of DNIT method from the 1960s until 2006 (last update), highlighting its key features; Also describes the most common pavement materials used in Brazil. Finally, elaborates the mechanistic-empirical method, explaining its attributes and applying it through the software SisPavBR in structures designed by the empirical method in order to determine the differences between the methods. Thus, it is intended to contribute with the process of change of the design method of flexible pavements that, currently in our country, is based on the empirical methodpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSisPavBRpt_BR
dc.subjectPavimento flexívelpt_BR
dc.subjectMétodo DNITpt_BR
dc.subjectmecanístico-empíricopt_BR
dc.subjectmechanistic-empiricalpt_BR
dc.subjectFlexible Pavementpt_BR
dc.subjectSisPavBRpt_BR
dc.subjectDNIT Methodpt_BR
dc.titleAnálise comparativa entre métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis: método do DNIT e método mecanístico-empírico do software SisPavBRpt_BR
dc.title.alternativeComparative analysis between flexible pavement design methods: DNIT method and mechanistic-empirical method of the SisPavBR softwarept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5927454143600246pt_BR
dc.contributor.advisor1Coelho, Maria Teresinha de Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8582388231615664pt_BR
dc.contributor.referee1Sant'Ana, Walter Canales-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4734142788506218pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Waldimar Ferreira de-
dc.description.resumoEste trabalho traz uma comparação entre os dois principais métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis, o método empírico do DNIT e o método mecanístico-empírico. São apresentadas as origens do método empírico, explicando como e em que circunstâncias surgiu a metodologia CBR. Desse ponto, é elaborada uma cronologia do desenvolvimento do método do DNIT desde a década de 1960 até 2006 (última atualização), destacando suas principais características. É tratado também, acerca dos principais materiais existentes para a execução de pavimentos no Brasil. E por fim, é detalhado o método mecanístico-empírico, explicando seus atributos e aplicando-o através do software SisPavBR em estruturas dimensionadas pelo método empírico a fim de constatar as diferenças entre os métodos. Dessa forma, pretende-se contribuir com o processo de mudança no método de dimensionamento de pavimentos flexíveis, que atualmente, em nosso país, se baseia no método empíricopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
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