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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5059
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Freitas, Thiago José de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-25T18:01:10Z | - |
dc.date.available | 2025-06-25 | - |
dc.date.available | 2025-06-25T18:01:10Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-12 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Thiago José de Oliveira.Análise comparativa entre métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis: método do DNIT e método mecanístico-empírico do software SisPavBR. 2016. 122f. Monografia (Curso de Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA - Brasil, 2016. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5059 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5059 | - |
dc.description.abstract | This paper presents a comparison between the two official design methods of flexible pavements, the DNIT empirical method and the Mechanistic-empirical method. It shows the origins of the empirical method, explaining how and under which circumstances the CBR methodology arises. From this point, it builds a chronology of the development of DNIT method from the 1960s until 2006 (last update), highlighting its key features; Also describes the most common pavement materials used in Brazil. Finally, elaborates the mechanistic-empirical method, explaining its attributes and applying it through the software SisPavBR in structures designed by the empirical method in order to determine the differences between the methods. Thus, it is intended to contribute with the process of change of the design method of flexible pavements that, currently in our country, is based on the empirical method | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | SisPavBR | pt_BR |
dc.subject | Pavimento flexível | pt_BR |
dc.subject | Método DNIT | pt_BR |
dc.subject | mecanístico-empírico | pt_BR |
dc.subject | mechanistic-empirical | pt_BR |
dc.subject | Flexible Pavement | pt_BR |
dc.subject | SisPavBR | pt_BR |
dc.subject | DNIT Method | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa entre métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis: método do DNIT e método mecanístico-empírico do software SisPavBR | pt_BR |
dc.title.alternative | Comparative analysis between flexible pavement design methods: DNIT method and mechanistic-empirical method of the SisPavBR software | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5927454143600246 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Coelho, Maria Teresinha de Medeiros | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8582388231615664 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sant'Ana, Walter Canales | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4734142788506218 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Azevedo, Waldimar Ferreira de | - |
dc.description.resumo | Este trabalho traz uma comparação entre os dois principais métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis, o método empírico do DNIT e o método mecanístico-empírico. São apresentadas as origens do método empírico, explicando como e em que circunstâncias surgiu a metodologia CBR. Desse ponto, é elaborada uma cronologia do desenvolvimento do método do DNIT desde a década de 1960 até 2006 (última atualização), destacando suas principais características. É tratado também, acerca dos principais materiais existentes para a execução de pavimentos no Brasil. E por fim, é detalhado o método mecanístico-empírico, explicando seus atributos e aplicando-o através do software SisPavBR em estruturas dimensionadas pelo método empírico a fim de constatar as diferenças entre os métodos. Dessa forma, pretende-se contribuir com o processo de mudança no método de dimensionamento de pavimentos flexíveis, que atualmente, em nosso país, se baseia no método empírico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Civil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - THIAGO JOSÉ DE OLIVEIRA FREITAS - BEL. ENG.CIVIL - CCT UEMA 2016.pdf | PDF A | 4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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